No trajeto do colégio até a Agrícola da Ilha, as crianças foram desafiadas a ficarem atentas ao movimento no trânsito, às construções urbanas e ao ar que respiramos. Na propriedade, confrontaram estas observações com a diferença existente na trilha da mata: não há barulhos de carros, o ar é puro e as construções na redondeza são diferentes e raras.
Durante o roteiro pedagógico, na Agrícola, as crianças também foram incentivadas a usar o tato, o olfato e a audição, para perceberem as diferentes texturas das plantas, ouvirem os sons da natureza, sentirem o perfume das flores e andarem com os pés descalços no gramado e sobre pedras molhadas.
Os alunos conheceram um lago artificial da propriedade, feito com a água da chuva, que é reutilizada na irrigação da plantação de flores.
Estas e outras vivências estão relatadas nos registros a seguir, construídos pelos alunos e alunas do 4º ano C, confirmando que as saídas pedagógicas favorecem e enriquecem as aprendizagens significativas.
Meus amados alunos!
Que a vontade e sede pelo saber e conhecer permaneça e cresça em vocês, aproveitando cada nova oportunidade.
Um abraço com carinho e orgulho,
Profe Mônica.
Profe Mônica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário