segunda-feira, 14 de julho de 2014

TABUADA NO 5º ANO - Profª Evelise

  

O termo tabuada é bastante antigo e designa um conjunto de fatos, como por exemplo: 
3 x 1 = 3, 3 x 2 = 6, 3 x 3 = 9, etc. 

Esses fatos têm sido chamados, por diversos autores, de fatos fundamentais da multiplicação. Ao longo desses 5 anos, trabalhando com materiais concretos como papel quadriculado, tampinha de garrafa, palitos, explorando jogos e situações diversas, como quantos alunos serão necessários para formar 2 times de futebol, os alunos que estão no 5º ano foram, aos poucos, construindo e registrando os fatos fundamentais que compõem a tabuada.

A compreensão da tabuada é fundamental, mas a necessidade da memorização justifica-se. A fixação da mesma é importante para que o aluno compreenda e domine algumas técnicas de cálculo. Na exploração de novas ideias matemáticas (frações, geometria, múltiplos, divisores etc.), a multiplicação aparecerá com frequência. Se o aluno não tiver memorizado os fatos fundamentais, a cada momento ele perderá tempo construindo a tabuada ou contando nos dedos, desviando sua atenção das novas ideias que estão sendo trabalhadas.

Jogos são ótimos aliados para essa memorização, além do treino com cálculo mental ou escrito, brincadeiras de stop tabuada, livrinhos de atividades com tabuada etc.


A seguir alguns momentos dos 5ºs anos agilizando essa memorização através do jogo em sala.


5º ANO A







5º ANO B





5º ANO E






5º ANO C



5º ANO D






Bons estudos!
Um abraço, professora Evelise



Nenhum comentário:

Postar um comentário