Garantia dos Direitos!
Cumprimento dos Deveres!
Ser criança é muito bom! É tempo de construir amizades e fazer muitas descobertas. Uma responsabilidade aqui, outra ali, mas sempre com o sentimento de estarmos sendo cuidados e orientados.
A turma do 5º ano D, refletindo sobre este tempo de infância, que logo, logo vai sendo substituído pela fase da adolescência, estudou o ECA, o Estatuto da Criança e da Adolescência. Um documento muito importante, que dá diretrizes e orienta a todos sobre os direitos e deveres da criança e da adolescência.
Lendo o gibi da Turma da Mônica, no laboratório de Informática, conhecemos um pouco mais sobre os nossos direitos e também nossos deveres. Além de conhecermos estes direitos e deveres, vimos como é importante compreendê-los, para que se realizem na prática. E não estamos pensando apenas em nós, mas também em tantas e tantas crianças do nosso mundo que não têm as mínimas necessidades supridas para viverem bem.
O ECA fala da responsabilidade da família, da comunidade, da sociedade e do
Poder Público que devem concretizar às crianças e aos
adolescentes os seus direitos: à vida, à saúde, à alimentação, à educação,
ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao
respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Ao mesmo tempo, cada criança e
adolescente, conhecendo, seus direitos, deve conscientizar-se da necessidade do
cumprimento dos seus deveres.
Queremos compartilhar um pouco das nossas aulas e dos conhecimentos que adquirimos, que precisam sempre ser relembrados e reestudados, para que tenhamos uma vida digna e com respeito.
NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA...
... PARA CADA DIREITO GARANTIDO NO ECA,
UM DEVER A SER CUMPRIDO!
Queridas crianças!
Ainda há muito para construirmos na defesa das crianças de todo o nosso mundo e da vida com dignidade em nosso querido Planeta! Poder contar com a participação de vocês nesta busca incansável me dá a certeza de que
"O sonho que a gente sonha, utopia pode ser,
mas... se um povo inteiro sonha, faz a paz acontecer!"



































Nenhum comentário:
Postar um comentário