sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Mutirão do Lixo Eletrônico - 5º ano

O que é LIXO ELETRÔNICO
É o nome dado aos resíduos resultantes do desuso de equipamentos eletrônicos, como televisores, celulares, computadores, geladeiras e outros dispositivos que foram substituídos por novos, pois são considerados ultrapassados e, muitas vezes, são descartados como lixo comum, sendo levados para os aterros e lixões a céu aberto.
Você sabia...
...que cada brasileiro descarta, por ano, 0,5 kg de lixo eletrônico? Vivemos em uma sociedade com ritmo muito rápido no desenvolvimento de novas tecnologias e elevado índice de consumo. Com isso, o volume de lixo gerado aumenta cada vez mais, trazendo impactos para o planeta. Além do lixo comum, o mundo tem produzido uma grande quantidade de lixo eletrônico.
O Brasil é líder... em desperdício
De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o Brasil é o país que mais produz lixo eletrônico, por habitante, entre os países em crescimento.
O relatório da ONU estima que no Brasil, por ano, são descartadas:
·                 96,8 mil toneladas de computadores;
·                 115 mil toneladas de geladeiras;
·                 17,2 mil toneladas de impressoras;
·                 2,2 mil toneladas de celulares (só perde para a China);
·     7 quilos por pessoa, ao ano, de aparelhos de TV (3º no mundo, perdendo apenas para a China e o campeão México).

OS IMPACTOS DESTE LIXO
O descarte de lixo eletrônico em locais não específicos, tem causado um grande problema para a população, pois todo material gerado contém metais pesados , que são altamente tóxicos para as pessoas e o meio ambiente. Ao seguirem para aterros sanitários, essas substâncias tóxicas são liberadas e penetram no solo, contaminando lençóis freáticos e, aos poucos, animais e seres humanos.

Mutirão do lixo eletrônico - 5º ano

Os 5os anos vem estudando este tema desde meados de abril. Inicialmente tivemos uma aula na lousa eletrônica e fizemos um levantamento do destino do nosso lixo eletrônico.





Após procuramos nos informar sobre o destino correto para esse lixo. Encontramos empresas especializadas que desmontam os eletrônicos e vendem, exportam... as diversas peças.
Elaboramos uma palestra para mostrar aos nossos alunos esse processo e a importância do destino correto tanto para o meio ambiente como para nossa saúde.







Agora estamos empenhados em arrecadar o lixo eletrônico dos alunos do 1º ao 5º ano para incentivar as pessoas a encaminhar esses resíduos tecnológicos para lugares que o gerenciem corretamente. O lixo arrecadado será vendido e o dinheiro destinado para a Casa do Adalto, entidade que tivemos a felicidade de conhecer sua idealizadora e sabemos que faz muito bem para as famílias de crianças portadoras de câncer.

Os alunos do 5º ano passaram nas salas, fizeram a conscientização sobre o tema e estão diariamente recolhendo o lixo eletrônico.

Já recebemos alguns materiais e contamos com as famílias cenecistas para o sucesso de nosso projeto de SUSTENTABILIDADE + SOLIDARIEDADE.





Em breve postaremos mais resíduos eletrônicos arrecadados e no final de outubro pretendemos fazer a venda dando o retorno para as pessoas que fizeram parte dessa ação.


Até breve, professora Evelise


É o nome dado aos resíduos resultantes do desuso de equipamentos eletrônicos, como televisores, celulares, computadores, geladeiras e outros dispositivos que foram substituídos por novos, pois são considerados ultrapassados e, muitas vezes, são descartados como lixo comum, sendo levados para os aterros e lixões a céu aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário