O ato de contar, realizado pelas crianças, tem seu significado modificado de acordo com o contexto e o desenvolvimento da compreensão que adquirem sobre o número.
Para que a contagem não ocorra de forma mecânica, é necessário que as crianças entendam o sentido do que estão fazendo.
Intervenções didáticas a partir da contagem de objetos colaboram para desenvolver o sentido de cardinalidade.
Após ouvirem uma história sobre os números, fomos brincar. Veja como funciona...
Material: placas de
1 a 9.
Deixar as
crianças dispostas no centro da sala para seguirem o seu comando.
Mostre uma placa com
o número, e as crianças deverão formar grupos de acordo com a quantidade
mostrada.
Varie a brincadeira,
pedindo-lhes que se unam de acordo com a parte do corpo citada, por exemplo:
- Mostre
a placa e peça que se unam pelo pé.
- Mostre
a placa e peça que se unam pela cabeça.
Foi muito divertido, confira:

Nenhum comentário:
Postar um comentário