segunda-feira, 16 de março de 2015

A relação numeral - quantidade - 1º ano Profª Edna


O ato de contar, realizado pelas crianças, tem seu significado modificado de acordo com o contexto e o desenvolvimento da compreensão que adquirem sobre o número.
Para que a contagem não ocorra de forma mecânica, é necessário que as crianças entendam o sentido do que estão fazendo.
Intervenções didáticas a partir da contagem de objetos colaboram para desenvolver o sentido de cardinalidade.
 Após ouvirem uma história sobre os números, fomos brincar. Veja como funciona...




Material: placas de 1 a 9.
Deixar as crianças dispostas no centro da sala para seguirem o seu comando.
Mostre uma placa com o número, e as crianças deverão formar grupos de acordo com a quantidade mostrada.
Varie a brincadeira, pedindo-lhes que se unam de acordo com a parte do corpo citada, por exemplo:
- Mostre a placa e peça que se unam pelo pé.
- Mostre a placa e peça que se unam pela cabeça.

Foi muito divertido, confira: 














Adoramos esta brincadeira!!
Até a próxima!
1º ano A e 1º ano C
Professora Edna




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário