"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música
não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria
que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas
para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".
não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria
que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas
para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".
Rubem Alves
É assim com a introdução de conteúdos / conceitos, a beleza, a experiência, a vivência precisa vir antes do registro. A observação, a intervenção, a análise e a discussão precisa acontecer, para que o conhecimento seja construído. Confira alguns desses momentos:
Procurando por formas geométricas em nosso ambiente escolar...
Observação no espelho, para explorarmos o conceito de simentria...
Jogos de formar palavras, para incentivarmos o trabalho em equipe e o pensar sobre a construção da escrita.
Estou adorando fazer parte dessa turma! Beijos professora Juli e Alice.











Nenhum comentário:
Postar um comentário