“A partir da manipulação de objetos concretos, a
criança chega a desenvolver um raciocínio abstrato. A função do professor se
restringe a auxiliar o desenvolvimento infantil por meio da organização de
situações de aprendizagem nas quais os materiais pedagógicos cumprem um papel
de auto-instrução, quase como um fim em si mesmo. Essa concepção resulta da
idéia de que primeiro trabalha-se o conceito no concreto para depois
trabalhá-lo no abstrato. O concreto e o abstrato se caracterizam como duas
realidades dissociadas, em que o concreto é identificado com o manipulável e o
abstrato com as representações formais, com as definições e sistematizações.
Essa concepção, porém, dissocia a ação física da ação intelectual, dissociação
que não existe do ponto de vista do sujeito. Na realidade, toda ação física
supõe ação intelectual. A manipulação observada de fora do sujeito está
dirigida por uma finalidade e tem um sentido do ponto de vista da criança. Como
aprender é construir significados e atribuir sentidos, as ações representam
momentos importantes da aprendizagem na medida em que a criança realiza uma
intenção.”
Referencial Curricular Nacinal para Educação Infantil
Oi!
Voltamos para mostrar mais uma atividade para vocês!
Iniciamos a aprendizagem da adição utilizando as caixinhas matemáticas e aceitamos todos os desafios que a professora Edna propôs.
A professora monta a conta no quadro com números e nós substituimos por palitos.
Adoramos!
veja as fotos:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Estas caixas que usamos são caixas de fósforos grandes, onde a professora fez uma capa e colocou palitos de picolé e os sinais matemáticos.
Você pode confeccionar uma caixa desta para auxilar nas tarefas de seu filho!
Bom proveito!!
Abraços + carinho = Amizade
1º ano B e 1º ano D
professora Edna
Nenhum comentário:
Postar um comentário