O que é uma
tabuada?
Antes de responder, pense na raiz das palavras
"tabuada", "tábua" e "tabela".
Em outras línguas ...
A palavra “table” do vocabulário inglês é a palavra usada para se referir indistintamente às tabelas, tábuas, tabuadas, mesas ou pedaços de madeira, o mesmo ocorre com a palavra “tableaux” do francês, “távola” do italiano e “tabla” no espanhol, com a ressalva de que usam “tablas de multiplicar” para se referir às tabelas que chamamos de tabuadas.
A palavra “table” do vocabulário inglês é a palavra usada para se referir indistintamente às tabelas, tábuas, tabuadas, mesas ou pedaços de madeira, o mesmo ocorre com a palavra “tableaux” do francês, “távola” do italiano e “tabla” no espanhol, com a ressalva de que usam “tablas de multiplicar” para se referir às tabelas que chamamos de tabuadas.
Pitágoras, filósofo e matemático
grego, século VI antes de Cristo, inventou a tabela abaixo, na qual é possível
efetuar todas as operações de multiplicação existentes na velha tabuada. E tudo
em um único lugar.
Para se calcular, por meio desta tabela, o produto de dois números, 5 x
9 por exemplo, basta localizar o multiplicando (5) na primeira linha e o
multiplicador (9) na primeira coluna. O resultado do produto está no encontro
da linha com a coluna.
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
2
|
4
|
6
|
8
|
10
|
12
|
14
|
16
|
18
|
20
|
3
|
6
|
9
|
12
|
15
|
18
|
21
|
24
|
27
|
30
|
4
|
8
|
12
|
16
|
20
|
24
|
28
|
32
|
36
|
40
|
5
|
10
|
15
|
20
|
25
|
30
|
35
|
40
|
45
|
50
|
6
|
12
|
18
|
24
|
30
|
36
|
42
|
48
|
54
|
60
|
7
|
14
|
21
|
28
|
35
|
42
|
49
|
56
|
63
|
70
|
8
|
16
|
24
|
32
|
40
|
48
|
56
|
64
|
72
|
80
|
9
|
18
|
27
|
36
|
45
|
54
|
63
|
72
|
81
|
90
|
Como aprender a
tabuada, memorizar ou entender ?
Compreender
é fundamental. Na multiplicação, assim como em todas as outras operações, a
noção de número e o sistema de numeração decimal precisam ser construídos e
compreendidos.
E com o trabalho contínuo e significativo,
acaba-se memorizando, sem trauma ou drama.
Desde
o início da escolaridade você vem fazendo isso. Primeiro, trabalhando com
materiais concretos como tampinhas de garrafa, palitos, papel quadriculado,
explorando jogos e diversas situações.Depois, buscando regularidades como:
üNa tabuada do 2 e do 4 só tem números pares
üNa tabuada do 3 um resultado é par e o outro ímpar
üNa tabuada do 4 os resultados são o dobro da tabuada do
2.
E muitas outras atividades onde você vem
desenvolvendo gradativamente um trabalho mental de construção, compreensão e
memorização da tabuada, ou fatos fundamentais.
A sistematização da tabuada é importante para que você
compreenda e domine algumas técnicas de cálculo. Na aprendizagem dos conteúdos
matemáticos ( múltiplos, divisores, frações, geometria etc),
a multiplicação aparecerá com frequência.
Se você não tiver memorizado os fatos fundamentais, a cada cálculo você perderá
tempo construindo a tabuada ou contando nos dedos, desviando sua atenção de outras ideias
que estão sendo estudadas.
A
preocupação com a memorização não deve ser exagerada, mas a dedicação e a
vontade são fundamentais para se alcançar qualquer meta.
Participe das atividades propostas por seus
professores, faça suas tarefas, exercite o cálculo mental e inclua a tabuada em
jogos e brincadeiras.
Faça
também como as turmas dos 5os anos 2013 – Elias Moreira.
Trabalhe com seriedade e alegria na construção
do seu conhecimento!
Estudar vale a pena!
Com carinho, professora Evelise
Nenhum comentário:
Postar um comentário