Chegou o momento de compartilharmos mais vivências da turma do 4º ano D,
na construção do Projeto CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS.
Nossa amiga Alana apresentou a história "Tatuí - o Príncipe dos Palmitos", dos autores Luciane do Nascimento e Humberto Soares.
O menino Tatuí vive por aí. Ele é um picolezeiro que mora na Cidade das Flores, espalhando picolés de alegria junto com sua amiga Rana (uma aranha que mora no seu boné e vive imitando gente). Os picolés do Tatuí são feitos de flores e contêm felicidade de tatuís. Tatuís são seres pequenos que nascem dos brotos das árvores de palmito. Sopram bolhas de alegria e distribuem alegria por onde passam. Espalham sorrisos, risadas e gargalhadas.
Com grande curiosidade, ouvimos a história "Sabe o que a girafa espiou?", de Elza Cesar Sallut, contada pelo amigo Sandro.
Um dia, Pedro, personagem da história, convidou os animais do zoológico para um passeio no campo. Ernestina, uma curiosa girafa, resolve espiar por uma janela aberta. O que será que ela descobriu? Os alunos do 4º ano D já sabem...
Que gostoso ouvir "Cadê meu travesseiro?", de Ana Maria Machado. Quem nos trouxe essa história foi a amiga Eduarda R.
"Você viu meu travesseiro?", pergunta a sonolenta Isadora. E passando pelo Tororó, bosque onde mora o lobo e outros elementos de histórias e cantigas infantis, chega ao aconchegante país do sono, onde um príncipe muito especial a espera!
A amiga Ana Carolina lembrou-nos a história de Ana Maria Machado, "Menina Bonita do Laço de Fita".
Um coelho branquinho queria casar-se e ter uma filha ´bem pretinha´. O coelho tenta descobrir o segredo para conquistar o seu tão sonhado desejo. Uma gostosa aventura acompanhando a busca do coelhinho!
A história "Fido acha um Tesouro", da escritora Ingrid Kellner, foi apresentada pela nossa amiga Luísa.
Fido morava com sua bisa, sua avó e mãe num grande rochedo. Todas tinham um tesouro muito especial, porém Fido ainda não tinha. Em busca de um tesouro próprio especial, Fido encontra um menino, o Fridolim. Em meio ao sentimento de solidão, descobre o valor de uma grande amizade: seu grande tesouro.
Como é gostoso recordar contos de fadas... Pollyana contou-nos "Chapeuzinho Vermelho", com encenações muito especiais.
Chapeuzinho Vermelho era o seu nome porque usava uma capa e um chapéu vermelho. O que ela não esperava era encontrar o lobo, ao passar pela floresta para chegar á casa da sua avó. Que perigo! Será que Chapeuzinho Vermelho escapou do lobo?
Nosso amigo Tommy contou-nos a divertida história "A Gargalhada do Jacaré", da autora Elza César Sallut, relembrando como as diferenças podem aproximar amigos e a importância de valorizarmos aquilo que temos.
O macaco Chispa mora em uma pitangueira na beira do rio e, na margem oposta em cima de uma bananeira, vive Timbó. Os dois têm um desejo quase em comum: experimentar as frutas da árvore do outro, só que entre eles... Bem, entre eles há o rio, e no rio mora um enorme jacaré, que, à primeira vista, parece bravo e assustador, mas depois se mostra bastante brincalhão.
Gabriel R. apresentou-nos "A Infância de Bruxa Onilda", do escritor Enric Larreula. O livro apresenta descobertas desta enigmática e querida personagem.
Onilda conta como foi seu primeiro dia de escola. Independente, bem-humorada, alegre e amiga dos colegas, Onilda é encantadora: todos os colegas adoram sua companhia. Ela guarda objetos inusitados na mala: um sapo, uma aranha e ossinhos de defunto, com os quais dá "embaixadas" no recreio e ganha aplausos dos meninos. Consultando seu livro de mágicas, Onilda faz aparecer orelhas de coelho na professora, transforma a mestra em um elefante e depois a faz retornar a sua forma original...
Nosso Projeto continua...
Ainda temos muito a compartilhar com nossos amigos!
Parabéns pelas contações, meus pequenos contadores de histórias, e...
... até a próxima!
Abraço cheinho de afeto,
Profe Mônica.









Nenhum comentário:
Postar um comentário