O computador, ao mesmo tempo em que fascina as crianças, consiste em uma ferramenta pedagógica que auxilia e complementa o processo de construção do conhecimento. Trata-se de um meio e não um fim, sendo utilizado ao ter-se em vista o desenvolvimento dos componentes curriculares. As possibilidades de uso pedagógico são inúmeras e atrativas, sendo um poderoso recurso de suporte à aprendizagem.
Nesta postagem, a turma do 1º ano E compartilha momentos vivenciados pelos alunos no Laboratório de Informática.
De início, duas atividades desenvolvendo as questões ligadas à Linguagem Oral e Escrita. No portal da CNEC, o NOAS - Núcleo de Objetos de Aprendizagem Significativa - apresenta o jogo "Brincando com as Vogais", no qual as crianças são desafiadas a observarem as imagens e completarem as palavras com as vogais que estão faltando.
No jogo "Brincando e Associando", igualmente do NOAS, os alunos relacionaram as imagens aos nomes, ligando cada desenho à palavra que o nomeia.
A Matemática também esteve presente em atividades no laboratório de Informática. A "Tabuada do Dino", da Escola Games, ensina, de maneira divertida e desafiadora, a adicionar corretamente.
Bela aprendizagem, queridas crianças!
Um beijo com afeto,
Profe Mônica.
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