Informática no Ambiente Escolar
Um dos aspectos mais importantes é que a
informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua
utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm
aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando
por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.
A informática educacional tem como objetivo permitir aos alunos o contato com este mundo informatizado, sendo mais um recurso para haver uma aprendizagem mais prazerosa, através de softwares educativos com conteúdos trabalhados em sala de aula pelo professor.
Trabalhar com o computador é uma possibilidade de ampliar e diversificar a prática pedagógica. O computador possibilita a utilização de estratégias que não se restringem ao simples uso e manuseio de uma máquina.
A informática educacional tem como objetivo permitir aos alunos o contato com este mundo informatizado, sendo mais um recurso para haver uma aprendizagem mais prazerosa, através de softwares educativos com conteúdos trabalhados em sala de aula pelo professor.
Trabalhar com o computador é uma possibilidade de ampliar e diversificar a prática pedagógica. O computador possibilita a utilização de estratégias que não se restringem ao simples uso e manuseio de uma máquina.
Segundo o PCN, a tecnologia deve ser
usada na escola para ampliar as opções didáticas do educador, com o objetivo de
criar ambientes de ensino e aprendizagem que favoreçam a postura crítica, a
curiosidade, a observação e principalmente a autonomia do aluno.
O educador continua sendo quem planeja e
desenvolve as situações de ensino a partir do conhecimento que possuem e dos
processos de aprendizagem, desta vez utilizando a ferramenta tecnológica como
mais um recurso para ensinar e aprender. Ele é responsável pelos processos que
desencadeia para promover a construção de conhecimentos, e nesse sentido é
insubstituível.
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