segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Vivências e experiências- Prof ª:Celiana 4° C

Trabalhamos as frações e o sistema monetário de forma concreta, estimulando os alunos a perceber como usá-los no cotidiano.

Vejamos algumas situações: "Você só terminou metade da lição! Quero comer ¼ da pizza!"
Os números naturais muitas vezes são insuficientes para representar determinadas situações do dia a dia e o jeito é recorrer às frações. Para desenvolver de modo gradativo o estudo de frações e para obter uma melhor compreensão dos alunos, pode ser trabalhado com atividades que contenham imagens, malhas quadriculadas, bem como situações problema relacionadas ao cotidiano das crianças.
    O estudo de frações propicia a compreensão de conceitos ligados a frações decimais, frações relacionadas a porcentagens, adição e subtração de frações, além de conteúdos ligados ao estudo de probabilidade, levando o aluno à compreensão da aleatoriedade dos acontecimentos do cotidiano. Muitas vezes o conteúdo de frações pode se tornar cansativo e, em alguns casos, desmotivar os alunos durante o processo de ensino e aprendizagem. Para evitar tais situações, possibilitando a familiarização com o conteúdo, trabalhei o sistema monetário, onde os alunos construíram uma lista de compras e fomos ao supermercado realizar essa compra. Os alunos compraram, pagaram e receberam o troco.
    Em nosso dia-a-dia nos deparamos com várias situações em que devemos fazer cálculos para resolver problemas. Como lidar com as compras de casa, conferir o troco do mercado, realizar soma dos produtos, reconhecer rótulos para ver se estão dentro do prazo de validade, calcular juros, formas de pagamentos.
    Desde uma simples compra no mercado precisamos ter noção de como calcular os preços, mesmo que seja cálculo mental. Tendo esta necessidade e observando que nossas crianças estão inseridas cada vez mais nesse meio, pois muitas vezes acompanham os pais na ida ao supermercado e até mesmo fazendo pequenas compras para a mãe. Por isso senti a necessidade em orientá-los nessa atividade  com uma proposta de sair da sala de aula e ir até o supermercado  para que o aluno tenha o contato direto com as embalagens dos possíveis produtos comprados para  a receita que faremos. E que ele possa vivenciar experiências de cálculos fazendo compras e pagando com o seu próprio dinheiro.
     No dia seguinte fomos para a cozinha preparar deliciosas pizzas. A atividade de culinária pode auxiliar na compreensão do assunto, despertando o interesse dos alunos durante as aulas.
  




 



























Momento de aprendizado e diversão!
Claro, delicioso também!!!

Abraços,
Profª Celiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário