É por acreditar nisto, que procuramos trazer para a sala de aula atividades diferenciadas envolvendo o código escrito, atividades de cooperação, interação e desafio, onde o ler e escrever apresentem um sentido real naquele momento.
Abaixo separamos para vocês, algumas imagens de atividades envolvendo a alfabetização:
Atividade com fichas de palavras: em uma mesa central estão algumas palavras que fazem parte das festividades juninas, um aluno por vez da dupla se dirige a mesa e tentar ler (com os recursos que já domina) a palavra, após ler, leva a mesma até seu amigo, que confere a leitura e após este processo registram em uma lista de palavras no caderno de procução textual. A intenção é formar a maior lista de palavras que já se sabe ler. Depois de realizada a atividade, incentivamos as crianças a lerem sua lista de palavras;
A melhor parte, é ver a interação e confrontamento de hipóses, o incentivo ao trabalho em equipe é fundamental para formação da criança;
Quando o desafio da decodificação dos símbolos é atingido, é importante que proporcionemos atividades com nível de dificuldade maior, para que as crianças sintam-se motivadas a interpretar o que lêem. A caixinha de fósforo com frases separadas em palavras é ótima para isto! As crianças precisam ler cada uma das palavras e organizá-las de forma a construirem uma frase que tenha sentido, ou seja, descobrir sobre o que aquela caixinha está falando.
Quando descobrem a frase escondida na caixinha, as crianças realizam o registro desta frase no caderno de procução textual, o que já ajuda nossos pequenos à perceberem a estrutura pertinente à frase;
É muito gostoso ver a reação das crianças quando descobrem a frase da caixinha, percebem a função da leitura e escrita, que é transmitir uma ideia!
Outra atividade muito gostosa de se realizar e que explora a estrutura textual é a roda da história. No centro da roda são dispostas algumas fichas de palavras, cada criança na sua vez, escolhe uma palavra e elabora uma frase com ela, colaborando na construção de uma história, estamos trabalhando desta forma a construção do enredo na narrativa, além de estimular a criatividade. A criança precisa perceber o início da história e dar sequência a ela, trabalhamos conceitos de começo, meio e fim na narrativa. É muito divertido e quanto mais se pratica, melhores ficam as histórias!
Estes são apenas alguns exemplos, trabalhamos de muitas outras formas neste processo de alfabetização das crianças, gostamos de lembrar que elas já estão inseridas no mundo letrado desde o nascimento, o que precisamos é ajudá-las a usar seu repertório para sentirem-se produtoras neste mundo também!
Esperamos que tenham gostado de saber um pouco mais sobre este trabalho!
Um abraço e até a próxima!
Profª Fernanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário