segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Atividades alfabetizadoras! 1º ano - Profª Fernanda

Sabemos que o grande desafio do primeiro ano é a alfabetização dos nossos pequenos, e o desafio maior ainda é fazer desse processo um momento lúdico e prazeroso, porque aqui cultivamos os futuros leitures e escritores, se não conseguirmos cativá-los pelo prazer de ler e escrever, talvez ninguém mais consiga. A forma como as crianças estão inseridas neste mundo letrado, fará toda a diferença na convivência futura dela com o mesmo.

É por acreditar nisto, que procuramos trazer para a sala de aula atividades diferenciadas envolvendo o código escrito, atividades de cooperação, interação e  desafio, onde o ler e escrever apresentem um sentido real naquele momento.

Abaixo separamos para vocês, algumas imagens de atividades envolvendo a alfabetização:

Atividade com fichas de palavras: em uma mesa central estão algumas palavras que fazem parte das festividades juninas, um aluno por vez da dupla se dirige a mesa e tentar ler (com os recursos que já domina) a palavra, após ler, leva a mesma até seu amigo, que confere a leitura e após este processo registram em uma lista de palavras no caderno de procução textual. A intenção é formar a maior lista de palavras que já se sabe ler. Depois de realizada a atividade, incentivamos as crianças a lerem sua lista de palavras;

  
O trabalho em dupla proporciona interação e dá mais segurança às crianças, pois podem tirar dúvidas e confrontarem seus conhecimentos.
Bingo de letras: este jogo pode ser realizado através de sorteio de letras que formam as palavras, ou mesmo como uma atividade em dupla onde as crianças complementam seus conhecimentos e suas hipóteses de escrita. Este tipo de atividade é bastante eficiente para crianças que encontraram-se no nível silábico ou silábico-alfabético de escrita. As tabelas tem os espaços determinados para serem preenchidos com as letras, não podendo deixar o espaço em branco, as crianças precisam buscar soluções para formar as palavras contendo o quantidade de letras corretas;

A melhor parte, é ver a interação e confrontamento de hipóses, o incentivo ao trabalho em equipe é fundamental para  formação da criança;
Quando o desafio da decodificação dos símbolos é atingido, é importante que proporcionemos atividades com nível de dificuldade maior, para que as crianças sintam-se motivadas a interpretar o que lêem. A caixinha de fósforo com frases separadas em palavras é ótima para isto! As crianças precisam ler cada uma das palavras e organizá-las de forma a construirem uma frase que tenha sentido, ou seja, descobrir sobre o que aquela caixinha está falando.



Quando descobrem a frase escondida na caixinha, as crianças realizam o registro desta frase no caderno de procução textual, o que já ajuda nossos pequenos à perceberem a estrutura pertinente à frase;


É muito gostoso ver a reação das crianças quando descobrem a frase da caixinha, percebem a função da leitura e escrita, que é transmitir uma ideia!



Outra atividade muito gostosa de se realizar e que explora a estrutura textual é a roda da história. No centro da roda são dispostas algumas fichas de palavras, cada criança na sua vez, escolhe uma palavra e elabora uma frase com ela, colaborando na construção de uma história, estamos trabalhando desta forma a construção do enredo na narrativa, além de estimular a criatividade. A criança precisa perceber o início da história e dar sequência a ela, trabalhamos conceitos de começo, meio e fim na narrativa. É muito divertido e quanto mais se pratica, melhores ficam as histórias!


Estes são apenas alguns exemplos, trabalhamos de muitas outras formas neste processo de alfabetização das crianças, gostamos de lembrar que elas já estão inseridas no mundo letrado desde o nascimento, o que precisamos é ajudá-las a usar seu repertório para sentirem-se produtoras neste mundo também!

Esperamos que tenham gostado de saber um pouco mais sobre este trabalho!
Um abraço e até a próxima!
Profª Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário