A
Escola realiza seu planejamento tendo presente aquilo que chamamos fatores de
proteção: acolhida ao aluno, diálogo, respeito à individualidade de cada um,
presença da família na Escola e construção de conhecimento como meio para
resolução de problemas.
O fazer pedagógico da Escola propõe a elaboração pessoal de projetos de vida.
Para isso organiza um trabalho que oportuniza sonhar, acreditar nos sonhos,
desenvolvendo persistência para concretizá-los com consciência da
responsabilidade pessoal ao fazer escolhas.
Nós como Escola temos o compromisso com a formação integral do aluno. A
construção do conhecimento aliado à vivência de valores como sensibilidade,
responsabilidade, acolhida e solidariedade entre outros a formarmos alunos
competentes no mundo social em que vivemos. Tal tarefa é complexa, pois a
sociedade em que vivemos se caracteriza pela aceleração, individualismo,
consumismo e hedonismo.
Acreditamos que somos reflexos da cultura na mesma medida em que a produzimos,
por isso damos especial atenção para criar oportunidades, no cotidiano, onde o
aluno se perceba agente da própria história e assuma a responsabilidade por
suas escolhas e ações.
Para desenvolver alunos competentes, críticos e solidários o trabalho cotidiano
deve valorizar os conhecimentos anteriores do aluno, as diferentes
inteligências, as relações de parceria entre colegas e professores, criando a
consciência de que aprendemos em conjunto no diálogo e na partilha, tornando os
sujeitos do processo autônomos e responsáveis. É importante priorizar também a
formação da consciência de que a participação no grupo colabora para o
crescimento de seus integrantes, promovendo relações fraternas e desenvolvendo potencialidades.
“Vida de grupo dá muito mais trabalho e muito prazer. Porque eu não construo nada sozinho, tropeço a cada instante com os limites do outro e os meus próprios, na construção da vida, do conhecimento, da nossa história.” (Madalena Freire)
Beijos, Professora Celiana
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