Mesopotâmia
Entendemos por povos mesopotâmicos, as
civilizações que se desenvolveram na área das terras férteis localizadas entre
os rios Tigre e Eufrates, denominada comumente“Mesopotâmia”. Entre eles estão
os sumérios, os assírios e os babilônicos. Os
escultores representavam o corpo humano de forma rígida, sem expressão de
movimento e sem detalhes anatômicos. Pés, mãos e braços ficavam colados ao
corpo, coberto com longos mantos; os olhos eram completados com esmalte
brilhante. As estátuas conservavam sempre uma postura estática ante a
grandiosidade dos deuses. As figuras esculpidas em baixo-relevo se
caracterizavam por um grande realismo.
Na pintura, os artistas se utilizavam de cores claras e reproduziam caçadas,
batalhas e cenas da vida dos reis e dos deuses. A produção de objetos de
cerâmica alcançou notável desenvolvimento entre os persas, que utilizavam
também tijolos esmaltados.
Nesse trabalho os alunos elaboraram moedas de argila com desenho e
pintura, fazendo uma releitura das
moedas da Mesopotâmia. Posteriormente realizaram uma releitura dos jarros de
água da mesopotâmia e trabalharam a
forma geométrica de forma criativa.
Alunos: 2° ano ( A, B, C e D ) séries iniciais fundamental I
Professora de Artes: Márcia Morsch
Arte da Pré História
O projeto
“A arte e escrita rupestre”, tem como objetivo valorizar a arte através da
história, contextualizando as atividades práticas. Apresentando aos alunos,
informações sobre o nascimento da arte e escrita, por meio de conversas,
apresentações de imagens, atividades práticas e brincadeiras. A arte rupestre
foi uma das primeiras formas de comunicação que o ser humano encontrou, servia
para deixar vestígios através da pintura, ilustrando sonhos, cenas do
cotidiano, símbolos da vida, da morte, céu, terra, animais e pessoas.
Tudo o
que sabemos a respeito dos homens que viveram nesse período é o resultado de
pesquisas de antropólogos, historiadores e arqueólogos, que buscaram
reconstruir a cultura do homem dessa época. Por muito tempo a pintura foi
produzida com os dedos, utilizando poucas variedades e tons de cores, as quais
eram obtidas com elementos da natureza.
Atividade
prática na argila com desenho usando palitos de churrasco, cada
aluno deixará sua marca desenhada das mãos na argila, instigando a produzirem um trabalho artístico
dentro da temática da arte rupestre.
Alunos : 1° ano ( A, B, C e D ) das
séries inicias fundamental I
Professora de Artes: Márcia Morsch
SEMANA DA ARTE MODERNA
A Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo, no
Teatro Municipal, de 11 a 18 de fevereiro, teve como principal propósito
renovar, transformar o contexto artístico e cultural urbano, tanto na
literatura, quanto nas artes plásticas, na arquitetura e na música. Mudar,
subverter uma produção artística, criar uma arte essencialmente brasileira,
embora em sintonia com as novas tendências europeias, essa era basicamente a
intenção dos modernistas.
Com embasamento teórico na trajetória artística da artista
Tarsila do Amaral, foi proposto uma leitura da obra “Abaporu” e o projeto
desenho. Cada aluno elaborou uma escultura tridimensional, desenvolvendo a criatividade de cada um.
Alunos: 5° ano ( A, B , D e E ) das séries iniciais
ensino Fundamental I
Professora de Artes: Márcia Morsch
Arte Barroca
A arte barroca procurou captar a realidade em pleno
movimento. Mais do que estrutura, porém, o que se buscava era o embelezamento
de portas e janelas e da ornamentação de interiores. As colunas, altares e
púlpitos eram recobertos com espirais, flores e anjos – revestidos de ouro –,
numa integração da pintura, escultura e arquitetura, exercendo sobre o
espectador uma grande atração visual. No Brasil, a exploração do ouro e de
pedras preciosas na região de Minas Gerais impulsionou a produção da arte
barroca.
Os alunos trabalharam a arte barroca, fazendo uma releitura da Igreja de São
Francisco de Assis de Ouro Preto-M.G. utilizando a técnica de argila.
Alunos: 4° ano ( A, B, D e E
) das séries iniciais do fundamental I
Professora de Artes: Márcia
Morsch
Autorretrato
A produção de autorretratos
acompanha uma parcela considerável da história da arte. Não são poucas as vezes
em que os artistas projetam suas próprias imagens no papel ou na tela, em
trabalhos que trazem a marca da auto-reflexão e, por isso, tocam o gênero
autobiográfico. Nesses retratos - em que os artistas se veem e se deixam
ver pelo espectador , de modo geral, o foco está sobre o rosto, quase
sempre em primeiro plano.
Nessa aula a
professora elaborou no Power Point - exemplos de aturorretratos de grandes artistas como Van Gogh
e Tarsila do Amaral, em seguida cada
aluno fez seu autorretrato olhando-se para o espelho.
Alunos: 1° ano ( A,
B, C e D) das séries iniciais do fundamental I
Professora de artes :
Márcia Morsch
A alegria não chega apenas no encontro do achado,
mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora
da procura, fora da boniteza e da alegria.
Fonte:
http://brasil https://pensador.uol.com.br/paulo_freire_educacao_infantil/escola.uol.com.br/historiag/arte-mesopotamica.htm
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