quarta-feira, 11 de outubro de 2017

A beleza e a riqueza do Folclore - 1º ano C - Profª Mônica


Você já ouviu falar do Bumba-Meu-Boi? O 1º ano C, estudando sobre o Folclore Brasileiro, pesquisou e descobriu informações bem interessantes sobre esta festa.

Bumba-Meu-Boi é uma das festas folclóricas mais tradicionais do Brasil. Nessa grande e bonita festa, misturam-se danças, músicas, teatro e circo.

Em cada parte do nosso país, o boi tem um nome diferente: Boi-Bumbá, no Amazonas e no Pará; Bumba-Meu-Boi, no Maranhão; Boi Calemba, no Rio Grande do Norte; Cavalo-Marinho, na Paraíba; Bumba de Reis ou Reis de Boi, no Espírito Santo; Boi Pintadinho, no Rio de Janeiro; Boi de Mamão, em Santa Catarina e Boizinho no Rio Grande do Sul.

As crianças aprenderam que existem lendas em torno do Boi. Uma delas, conta a história de um homem que tinha um boi a quem estimava muito. Certo dia, o boi fugiu e desapareceu. Para o desespero do seu dono, o boi foi encontrado morto. O homem ficou tão triste que procurou um pajé. Pediu ao pajé para ressuscitar seu querido animal. Desde então, os vaqueiros cantam e dançam. Assim, ajudam o pajé a realizar seus milagres.





Durante a noite do Bumba-Meu-Boi, o boi morre várias vezes. Cada vez que ele morre, o pajé o ressuscita. A plateia então fica muito alegre, aplaude e canta.





Em algumas regiões, a festa começa em novembro e termina em janeiro. Em outros lugares, a festa acontece no mês de junho.





O boi é representado por uma figura animal. É feito com pedaços de madeira recobertas de tecidos bem coloridos. 





A figura do boi é colocada sobre os ombros de um dançarino. Vaqueiros, índios e palhaços acompanham o boi.





O Bumba-meu-boi é uma festa popular e muito alegre, com dança e cantoria.





O Bumba-Meu-Boi é um boi que gosta muito de dançar. Nas festas, ele levanta a sua cabeça. Todo colorido, rodopia sem parar.




Vocês construíram uma linda festa, turminha do meu coração! Parabéns!
Nosso Folclore ficou ainda mais belo com a participação de vocês! 

Beijinhos com muita alegria,
Profe Mônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário