CORPO HUMANO
Nenhum ser humano é igual a outro. A voz, as características particulares, tornam cada pessoa diferente das demais. Apesar da diversidade de características, todos temos um corpo semelhante. Todos temos as mesmas estruturas básicas e a mesma organização.
Os alunos do 4º ano"A" participaram de uma aula prática no laboratório de Ciências com o professor Lindomar, que nos explicou sobre o corpo humano e as funções de cada partes.
Vamos acompanhar como aconteceu esse aprendizado:
O assunto nos despertou curiosidades...
Que aprendizado rico! Podemos tocar e observar como são formadas as partes do corpo, o que há no interior delas.
Como funciona nosso Cérebro?
A cabeça guarda a parte mais sofisticada do nosso corpo: o Cérebro, o órgão mais importante do sistema nervoso que controla todo o corpo.
Ossos
Os bebês podem ter entre 300 e 350 ossos no nascimento, mas, alguns deles se fundem com outros, chegando na idade adulta com 206 ossos.
CAIXA TORÁCICA
A caixa torácica é o espaço totalmente compreendido pela curvatura das costelas, entre o osso esterno e a coluna vertebral. No seu interior encontram-se os pulmões e o coração, e é onde ocorre a chamada pequena circulação.
ESTÔMAGO
Quando o alimento é deglutido, ele desce pelo esôfago e chega ao estômago. Os músculos do estômago misturam os alimentos e liberam o suco gástrico que ajuda na digestão dos mesmos. Em seguida o alimento passa ao intestino delgado para a digestão adicional.
FÍGADO
O fígado é um órgão que atua como glândula exócrina (liberando secreções) e glândula endócrina (liberando substâncias no sangue e sistema linfático). Ele é a maior glândula do corpo humano.
O fígado desempenha muitas funções importantes dentro de nosso organismo, como: armazenamento e liberação de glicose, metabolismo dos lipídeos, metabolismo das proteínas (conversão de amônia em uréia), síntese da maioria das proteínas do plasma, processamento de drogas e hormônios, destruição das células sanguíneas desgastadas e bactérias, emulsificação da gordura durante o processo de digestão através da secreção da bile, etc.
INTESTINO DELGADO E GROSSO.
Ele está divido em duas partes: delgado e grosso. No primeiro é onde ocorre a absorção da grande maioria dos nutrientes. No segundo, ocorre a absorção da maior parte da água utilizada durante o processo de digestão. A absorção da água pelo intestino grosso é a responsável pela consistência firme das fezes.
COLUNA VERTEBRAL
Para você entender tudo o que acontece com a coluna vertebral, vamos começar por sua forma, sua anatomia. A coluna vertebral é constituída por uma série de ossos, que são chamados de vértebras. Esse conjunto de vértebras é dividido em quatro regiões, que são:
– cervical (pescoço), com sete vértebras;
– torácica (tronco), com doze vértebras;
– lombar (região da cintura), com cinco vértebras;
– sacro (região do quadril), com cinco vértebras fundidas;
O cóccix (ponta final da coluna) tem de quatro a cinco vértebras, também fundidas. O sacro é a base da coluna vertebral que se articula também com a bacia. Assim, as alterações que ocorrem nessa região poderão trazer muitos problemas para a coluna.
Nossa aula foi maravilhosa, agradecemos ao professor Lindomar pela sua parceria e atenção.
Um grande abraço da turma do 4º ano "A" e da professora Marisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário