O primeiro dia de aula foi especial. Na sala vip, a professora Mônica fez de conta que era uma estudante de 10 anos de idade. De pijama rosa, ela é acordada pela mãe (Professora Evelise, que a leva para o colégio para o seu primeiro dia de aula no 5º ano.
As professoras chegavam e davam uma pequena demonstração de como serão suas aulas.
Nos primeiros dias de aula, ficamos sabendo que 2011 é o Ano Internacional das Florestas
"O logotipo do Ano Internacional das Florestas – 2011 tem como tema "Florestas para o povo", exaltando o papel fundamental das pessoas na gestão, conservação e exploração sustentável das florestas do mundo. Os elementos iconográficos do desenho representam alguns dos numerosos valores das florestas e neste contexto, fazem um apelo para urgentes mudanças que se fazem indispensáveis."
"Florestas fornecem abrigo para as pessoas e um habitat para diversidade biológica, são uma fonte de alimentos, medicamentos e água potável e desempenham um papel vital na estabilização do clima e do meio ambiente mundial. A união de todos esses elementos reforçam a ideia de que as florestas são vitais para a sobrevivência e o bem estar das sete milhões de pessoas que povoam nosso planeta."
http://www.peaunesco.com.br/ANO2011/acoesAIF.pdf
Numa das aulas estudamos a poesia abaixo, a qual serviu como inspiração para o painel que ficará na porta da sala. Cada folha da árvore, é uma folha do livro das histórias e das expectativas e sonhos dos estudantes do 5º ano:
As árvores e os livros
As árvores como os livros têm folhas
e margens lisas ou recortadas,
e capas (isto é copas) e capítulos
de flores e letras de oiro nas lombadas.
E são histórias de reis, histórias de fadas,
as mais fantásticas aventuras,
que se podem ler nas suas páginas,
no pecíolo, no limbo, nas nervuras.
As florestas são imensas bibliotecas,
e até há florestas especializadas,
com faias, bétulas e um letreiro
a dizer: «Floresta das zonas temperadas».
É evidente que não podes plantar
no teu quarto, plátanos ou azinheiras.
Para começar a construir uma biblioteca,
basta um vaso de sardinheiras.
Jorge Sousa Braga
Na primeira reunião de Pais (17/02/11) os Pais e Mães escreveram em gotas as mensagens aos filhos como se fossem gotas de carinho ou uma chuva de bençãos. Leia algumas:

















Nenhum comentário:
Postar um comentário