Papai, mamãe ou responsável,
Decidir o que comprar para a realização de uma correta higiene bucal infantil, não é tarefa fácil. Nas prateleiras dos supermercados e farmácias uma variedade enorme de produtos com imagens que chamam a atenção das crianças; claro, são importantes meios de incentivo mas... afinal, o que é indicado para seu filho?
Durante as atividades aqui na escola, percebi que esta dúvida está presente, por isso estou enviando algumas dicas para auxiliá-los. Quero deixar claro, minha intenção não é fazer propaganda de nenhuma marca, até porque, hoje no mercado, em relação aos produtos de higiene bucal, a grande maioria são de boa qualidade.
Por volta dos 6 anos, os primeiros dentes permanentes surgem. Neste período é necessário uma proteção extra contra as cáries e isto se faz com a introdução de um creme dental de adulto, eles possuem mais flúor na composição. Algumas crianças se queixam que são ardidos, aqui na escola, para que eles experimentem, tenho colocado uma quantidade mínima deste creme com um pouco do que eles usam em casa; sugiro que façam assim também na rotina diária pois se acostumaram com o gosto. Muitas crianças já fizeram a troca e ajudam a incentivar os amigos!
Mesmo com 6 anos, aconselho aos pais supervisionarem a escovação, pois os molares permanentes nascem em local de difícil acesso, as crianças não conseguem limpá-lo e a cárie aparece. O tamanho das escovas influencia e muito, quando possuem a cabeça ou seja a parte das cerdas, muito grande, dificulta o aprendizado dos movimentos corretos, a escova bate nas gengivas, a turminha escova rápido... Na hora das compras procurem observar as escovas e façam uma opção pelas menores.
O uso do fio dental é tão importante
quanto a escovação, somente ele irá limpar onde a escova não alcança. A turminha aos poucos irão manuseá-lo corretamente, agora nosso objetivo é a conscientização de sua necessidade. Aos poucos estou dando algumas dicas que facilitará o uso. Em casa procurem ajudá-los, é legal esta participação de vocês. Quanto às marcas, deêm preferencia aos fios encerados, extra finos e às fitas, estes são mais indicados para as crianças.
Na hora da escovação, molhamos a escova,colocamos uma quantidade pequena de creme dental(comparado ao tamanho de um grão de ervilha) e deixamos ao lado um copo com água(facilita o bochecho e ajuda a não desperdiçar água). Iniciamos com o movimento do "trenzinho":
Este movimento é indicado para limpar os dentes de trás, premolares e molares, na superfície que usamos para amassar, triturar os alimentos; primeiro nos dentes superiores e depois, inferiores.
A "vassourinha" é indicada para limpar os dentes na região que fica ao lado do céu da boca e ao lado da língua. Ensino a turminha que quando escovamos na parte superior é melhor deixar o cabo da escova mais para baixo e quando nos inferiores este cabo fica um pouco mais elevado (isto para a região anterior). Observem as fotos, às vezes seguro na mão das crianças para que elas percebam melhor como se faz.
O próximo movimento é o circular, "bolinha", realizado com os dentes superiores tocando os inferiores, é feito na região anterior e posterior, ao lado da bochecha. As crinças nesta idade aprendem rápido a realizar estes movimentos mas quando a escova é grande, o aprendizado é menor.
Depois, não podemos nos esquecer que a língua também precisa ser escovada, evitando-se assim o mau hálito.
A turminha aqui sabe como se cuidar...
Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, usar fio dental diariamente e não exagerar com as guloseimas!
Utilizando a "técnica de fones", as crianças aprendem brincando...
Gostaria que os pais, em casa, participassem dessas atividades e agora vendo a sequência , acredito que será mais fácil para orientar a criança.
As escovas precisam ser trocadas, no máximo a cada três meses; as cerdas danificadas machucam a bochecha e a escovação fica deficiente.
Procurem sempre, em qualquer idade, respeitar a fase e escolher o que é devido para a criança, garantindo sempre um sorriso saudável, pleno e feliz!
Chegamos ao final de mais uma postagem, espero que as informações possam ser úteis. Caso queiram ver mais algumas curiosidades, acessem o blog da turminha do infantil.
Fico a disposição de vocês para eventuais dúvidas.
Fiquem a vontade para postar comentários.
Um abraço e até a próxima.
Drª Heliana
Nenhum comentário:
Postar um comentário