quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Dúvidas frequentes relacionadas a fonoaudiologia


Boa tarde,
Postamos hoje, na categoria do NEFE, um texto bastante relevante a respeito da FONOAUDIOLOGIA. Vale a pena conferir.


Fonoaudiologia é a ciência que estuda a comunicação humana em seus aspectos normais e patológicos, visando a prevenção, a avaliação e a terapia fonoaudiológica da comunicação oral e escrita, voz e audição.

Meu filho tem 2 anos e não fala ainda. Devo procurar ajuda?
Nem sempre uma criança com 2 anos que não fala, tem problemas de linguagem, mas é necessário uma consulta com a FONOAUDIÓLOGA para que ele possa investigar se há alguma causa específica.

Meu filho troca letras na escrita. Devo procurar uma fonoaudióloga?
Existem alguns problemas de escrita que a FONOAUDIÓLOGA atende como a Dislexia e a Disartografia. É relativamente comum crianças trocarem algumas letras, como: P/B, T/D, F/V, C/G, CH/J. No caso de uma criança com dificuldades escolares, consulte a FONOAUDIÓLOGA para avaliar se é caso de terapia fonoaudiológica ou intervenção psicopedagógica.

Meu filho começou a gaguejar. O que devo fazer?
Em primeiro lugar, não faça nada. Não tente completar o que ele está tentando dizer, não o apresse, não o mande falar rápido. Seu filho pode estar passando pelo período de disfluência normal de fala. Muitas crianças passam por esse período. Na persistência ou piora do sintoma, procure a FONOAUDIÓLOGA para que possa orientá-lo sobre como proceder.

Sou adulto e sempre gaguejei. Será que o meu problema tem jeito?
Nunca é tarde para procurar ajuda profissional. A FONOAUDIÓLOGA vai orientá-lo e ensinar exercícios e técnicas que o ajudarão a falar melhor.

Nem sempre dificuldades e erros são sinônimos de problemas que precisam de terapia fonoaudiológica, mas somente uma conversa com a FONOAUDIÓLOGA pode auxiliá-lo a adotar uma conduta mais adequada e propiciadora de soluções para a dificuldade que se apresenta no momento.

 
Contribuição da FONOAUDIÓLOGA GIOVANA FOLTRAN CAIADO 3433-6067 / 3433-6466

Nenhum comentário:

Postar um comentário