domingo, 27 de abril de 2014

Minha família, meu tesouro: momentos que valem ouro! - 5º ano D

Na Homenagem à Figura Materna da turma do 5º ano D, as famílias presentes vivenciaram momentos de troca de ternura, carinho e admiração entre os filhos e suas mães, pais, irmãos e avó.

Inicialmente, refletimos sobre a importância da figura materna em nossas vidas, tendo a mãe presente em várias circunstâncias durante nosso desenvolvimento. As crianças, após abrirem a caixa surpresa, que guardava alguns momentos que valem ouro, escolhidos e registrados pelos alunos, compartilharam estas lembranças com os familiares presentes. Agradecimentos pela ajuda, ensino, colo, cuidado, presença e tantos outros motivos estiveram presentes nas palavras dos filhos e filhas.




Ainda havia muito a oferecer e reconhecer. As imagens gravadas no vídeo elaborado pela turma registraram momentos de ternura, emocionando e alegrando a todos no encontro. Notórios são a alegria e o carinho muuuuito especiais nos gestos e sorrisos de cada criança.




O tema da Sustentabilidade está presente na lembrança oferecida às mães neste ano: um cofrinho. Recordamos a sustentabilidade econômica, valorizando a relação entre mães e filhos, que está muito além do que valores materiais. Nos cofrinhos, às famílias foi sugerido guardar, pelos próximos dias, semanas, meses, anos... registros de atitudes positivas dos filhos, para reflexão e valorização destes momentos.

As mães e familiares, ao receberem os cofrinhos, foram convidadas a dar um colorido nestes objetos juntamente com seus filhos.

O brilho nos olhares e sorrisos, misturados à felicidade contagiante, estavam presentes nos minutos que se passavam...
















Existe algo que carregamos dentro de nós, um sentimento ou certeza muito especiais, que às vezes chamamos de sagrado, com uma sensação de tê-los recebidos anteriormente, como se passado de pai para filho. Esse sentimento sagrado ganha diferentes nomes e quase sempre está associado a um sentimento de amor pela humanidade, respeito e querer bem: é denominado de Jesus, Deus, força maior, força espiritual, energia positiva...
Todos fomos e somos inspirados por pessoas que nos serviram e servem de exemplos a serem seguidos. Esses exemplos podem vir de nossos pais, amigos especiais ou outras pessoas.
Na família, a ideia de bem querer, amor, carinho, está geralmente associada com o nome Mãe, que também chamamos de figura materna, podendo ser uma tia, avó, avô, pai, irmã... Torcemos para que nossos filhos e filhas olhem para seus pais e amigos, tendo neles bons exemplos de inspiração para o desenvolvimento do amor, respeito, bem querer de uns pelos outros.

A partir desta reflexão, aos convidados foi lançado o convite de ouvir e ver o vídeo da música "Amar como Jesus amou", remetendo cada um às lembranças de bons exemplos que seguem em sua vida, buscando a sua alegria e daqueles que querem bem; ao mesmo tempo, lembrando que nossas crianças veem em nós exemplos a serem seguidos. Na letra da música, cada pessoa presente foi convidada a lembrar e inserir o nome da figura inspiradora da sua vida, de acordo com suas convicções e vivências.



Finalizamos nosso encontro com uma surpresa especial: a cada mãe e pai foi solicitado que fechasse seus olhos durante uns instantes, lembrando de tantos bons momentos vivenciados especialmente junto ao filho, sentindo e deixando-se contagiar pelo amor desta criança e tendo a certeza de que ela torce para que a sua vida seja cheia de alegrias.
Neste momento, uma simbólica chuva de felicidade iluminou o ambiente. Brilhos nos olhares das crianças e familiares misturaram-se ao brilho dos papéis picados que as crianças lançavam sobre suas mães e pais. Emoção e alegria inesquecíveis! 


Queridos amigos e familiares!
Obrigada pela presença de todos nesta manhã especial!

Que vocês possam continuar amando, sonhando, pensando, sentindo, vivendo e sorrindo, sendo muito, muito felizes!

Beijos em seus corações,
Profe Mônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário