Na disciplina de Língua Portuguesa, estudamos diferentes gêneros textuais, ampliando nossos conhecimentos e proporcionando a possibilidade de perceber qual gênero é mais apropriado em cada situação. Estudamos que o gênero textual é escolhido em função do que desejamos comunicar, do efeito que desejamos produzir nas pessoas com quem o diálogo é mantido, a quem o texto é dirigido e da ação que objetivamos produzir com o que escrevemos.
Aprendemos e conhecemos características das cartas, notícias, textos instrucionais, reportagens, resenhas, anúncios, biografias, diários, e-mails, textos narrativos e descritivos... São tantos os gêneros textuais que fazem parte do cotidiano da comunicação escrita e falada.
A partir do nosso material didático, vimos que
Os alunos receberam, como tarefa de casa, o desafio de pesquisarem e selecionarem uma ENTREVISTA com base nos temas Sustentabilidade, Meio Ambiente ou Copa do Mundo. As pesquisas foram estudadas, analisando e descobrindo, em cada texto, os principais elementos que constituem a entrevista: data, manchete ou título, assunto ou tema, entrevistador, entrevistado e meio de comunicação utilizado. Cada criança ainda registrou a parte que mais chamou a sua atenção ou aprendizado mais importante na entrevista que selecionou. Em sala, dividiram com os colegas suas experiências e descobertas com a atividade."uma maneira de conhecer uma pessoa e/ou saber o que ela faz, o que pensa, o modo como vive é através de uma entrevista. Geralmente, são entrevistadas pessoas que se destacam por um trabalho feito, algo inovador, por serem famosas."
Os alunos dos 5os anos C e D compartilham, nesta postagem, registros de aprendizagem ao socializarem as entrevistas pesquisadas, analisadas e escolhidas para a realização desta tarefa.
Amados alunos!
Desejo que, estudando, vocês tenham sempre mais prazer em
conhecer o mundo e a si mesmos.
Um beijo com afeto,
Profe Mônica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário