segunda-feira, 2 de março de 2015

Começo do Ano letivo para o 1º ano D!

Esse é um período de descobertas, ansiedade e muito aprendizado, conhecer o novo espaço, novos amigos, nova professora e principalmente os novos desafios da série, são apenas algumas das vivências e emoções desta etapa. Com o 1º D, tudo isso foi vivenciado com muita alegria, foi gostoso ver a ansiedade e até insegurança do início, transformando-se em tranquilidade e autoconfiança nas rodas de conversa de hoje! Abaixo, alguns clicks dos nossos primeiros momentos!



 Nossa primeira roda de conversa, tema: FÉRIAS!

Na caixa haviam palavras de situações que poderiam ter sido vivenciadas nas férias...


Cantávamos uma música, quando a caixa parava, a criança retirava uma palavra de dentro e tentávamos ler o que estava escrito.


 De acordo com a situação lida, as crianças manifestavam-se contando quem realizou aquela ação e assim fomos conversando sobre as deliciosas experiências de nossas férias!


Roda de história: COMO COMEÇA?

Cada coisa tem um jeito de começar, então exploramos a partir desta história as expectativas das crianças para esse começo de ano letivo.


Realizamos a finalização da decoração da nossa porta, ela estava incompleta, pois só poderia estar perfeita com a ajuda dos nossos queridos alunos. Demonstrando habilidade e concentração, as crianças fizeram a dobradura da tulipa, com a intensão de transformar o nosso futuro, florindo nosso presente!


Gostaram do resultado! E vocês podem conferir esta beleza ao chegar em nossa sala!


A brincadeira também fez parte deste período de adaptação, tem jeito melhor de crianças interagirem, do que aquele momento da brincadeira espontânea?


Os grupos vão se organizando e as crianças vão fazendo 
daquele novo ambiente o SEU espaço!



Demonstrando suas preferências...


Identificações...


 Espontaneidade!

Construindo a identidade coletiva!


Dinâmica da letra inicial nas costas dos amigos: 
cada amigo carrega uma letra nas costas, 
onde estará a minha letra inicial?


Através desta atividade as crianças interagem, conhecendo o nome do amigo e percebendo as letras iniciais do grupo. Para amarrar esta dinâmica, realizamos no caderno uma atividade onde registramos a quantidade de cada uma das letras do alfabeto presentes nas iniciais dos nomes da nossa turma...



Explorando a quantidade de meninos e meninas da turma!



Cada criança pintou um palito de picolé que foi utilizado para a construção de um gráfico com a quantidade de meninos e meninas da turma. Realizamos comparações e descobrimos que nossa turma é composta por mais meninas do que meninos!
E desta forma, vamos construindo a identidade coletiva do nosso grupo!



Parque!
No primeiro ano, o parque faz parte da rotina escolar, é um momento muito apreciado pelas crianças, que organizam grupos e brincadeiras de faz de conta. O brincar é fundamental para a aprendizagem e desenvolvimento social, emocional e cognitivo dos pequenos!





Para finalizar... duas fotos, para recordação da nossa festa à fantasia, das crianças aproveitando o carnaval pra mostrar samba no pé e muita alegria!


 Nossos pequenos estavam muito lindos! Amaram vir fantasiados para a escola!


Espero que tenham gostado de participar um pouco mais de pertinho dos nosso primeiros momentos de 2015! Logo estaremos de volta, com muita beleza e riqueza pra compartilhar com vocês!

Abraços,
Professora Fê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário