quinta-feira, 3 de março de 2016

A boniteza e a alegria na aprendizagem - 1º ano D - Profª Mônica

"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar a aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria" - Paulo Freire.
Na busca pelo conhecimento, as crianças do 1º ano D participaram ativamente de momentos que envolveram atividades com as letras do seu nome e dos seus colegas.
Em sala, relacionaram as letras iniciais dos nomes com os demais da turma, procuraram objetos e palavras com a mesma letra inicial, nomes de amigos com a mesma letra em seus nomes, mas não nas suas iniciais.
A dinâmica na pista de corrida consistiu em outro momento significativo, permeado de muita alegria, onde as crianças procuraram crachás com a letra inicial do seu nome para, depois, agrupar-se conforme esta letra.










De casa, as crianças trouxeram figuras de objetos, animais e outros, cujos nomes iniciam com a mesma letra que o seu nome. Com estes materiais, elaboraram lindos livros de cada letra, descobrindo um grande número de palavras com estas iniciais.
O registro dos nomes junto a estas imagens, bem como ao lado das fotos de cada criança, constitui-se num rico material a ser utilizado para pesquisa pela turma ao longo deste ano letivo.
"... COM ESCREVO AMOR, COM BOLA DE COR, COM EU TENHO CORPO, CARA E CORAÇÃO. COM AO MEU DISPOR ESCREVO DADO E DOR, COM EU SINTO EMOÇÃO!
COM FALO FLOR, COM EU GRITO GOL, COM H DE HAVER EU POSSO HARMONIZAR. COM I DESEJO IR, COM J VOLTO JÁ, COM L TENHO LUAR.
COM M ESCREVO MÃO, MAMÃE, MANJERICÃO. COM N DIGO NÃO E O VERBO NASCER. COM O EU POSSO OLHAR, COM P PAPARICAR, COM Q EU QUERO QUERER.
COM R POSSO RIR, COM S SAPOTI, COM T TAMANDUÁ, COM U URUBUPUNGÁ. COM V JURO QUE VI, COM X FAÇO XIXI, NO FIM O Z DA ZEBRA."






Desejo que a procura, a boniteza e a alegria continuem acompanhando vocês, crianças, no desenvolvimento da aprendizagem e na busca pelo conhecimento. Estarei sempre com vocês nesta procura e conquista!


Amo vocês!
Beijinhos com afeto especial,
Profe Mônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário