Brincando, a criança é estimulada para um desenvolvimento integral no ambiente familiar e escolar.
Brincando, a criança aprende a respeitar regras, a ampliar o seu relacionamento social e a respeitar a si mesma e ao outro. Por meio da ludicidade, a criança começa a expressar-se com mais facilidade, ouvir, respeitar e discordar de opiniões, exercendo sua liderança e sendo liderada e compartilhando sua alegria de brincar.
Além disso, as brincadeiras, tanto as lúdicas quanto as educativas, ajudam a desenvolver habilidades como: linguagem, raciocínio, pensamento abstrato, curiosidade, reflexão, flexibilidade, atenção, memória, imitação, criatividade, imaginação, relacionamento, autonomia, cooperação, autoconfiança, autoestima, iniciativa e sentimentos de competência.
As brincadeiras e os jogos infantis também podem ser instrumentos facilitadores do processo de ensino e aprendizagem das crianças. Nelas, as crianças aprendem a ler, escrever, contar, classificar, ordenar, discriminar, traçar estratégias, solucionar problemas, entre outros.
As crianças do 1º ano D, com muita alegria, compartilham algumas de suas vivências deste brincar lúdico e educativo.
Num primeiro momento, as imagens retratam os alunos brincando com os jogos pedagógicos da sala, aprimorando seus conhecimentos relacionados à alfabetização, com jogos de memória, encaixe, formação de palavras, associação, letras móveis e dominó.
Nas imagens seguintes, as crianças divertem-se com os brinquedos da sala, no parque, nas casinhas do parque e na pista, no dia do brinquedo.
Divirta-se com o 1º ano D, deliciando-se destes momentos tão significativos e prazerosos na vida das nossas crianças!
Amo estar com vocês, meus lindos!
Amo participar da sua infância, deste processo de aprendizagem prazeroso e desta alegria de viver que vocês transmitem.
Um abraço recheadinho de afeto,
Profe Mônica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário