E o nosso ano letivo
iniciou com essa pergunta: COMO COMEÇA?
Questionamos as
crianças a respeito das hipóteses e expectativas para o primeiro ano, a partir da
história "Como Começa", como imaginavam que seria, o que gostariam que
acontecesse... e as respostas foram as mais diversas!
LEGAL BRINCANDO APRENDENDO DIVERTIDO MUITO AMOR
E muitas outras
respostas que você pode ler nos corações colados na nossa porta. Colamos ali,
para que as crianças sejam sempre recebidas pelas suas ideias a cerca deste ano,
afinal o ano é construído por nós!
Continuamos tendo muitas rodas de conversa...
O momento da brincadeira é fundamental neste período de
adaptação, as crianças conseguem interagir espontaneamente, buscar os amigos
com os mesmos interesses e fortalecer os laços de amizade.
Também nos momentos de parque!
Começar um ano, começar um grupo, é a criação de uma nova identidade, é importante conhecermos cada um na sua individualidade, na identidade pessoal e também criarmos situações onde a identidade do grupo vai se fortalecendo... Nesta atividade que segue, buscamos a através do nome, que faz parte da identidade pessoal de cada um, buscar relações de identificação com outros amigos do grupo.
A interação é divertida e cheia de alegria!
Assim que encontraram, colaram sua letra inicial em seu peito e buscaram formar grupos com amigos que iniciavam com a mesma letra!
Olha quanta gente com M!!!
Depois de formados os grupos, em sala, as crianças procuraram, em revistas, imagens de objetos que iniciavam com a letra do seu nome, mais interação, mais troca e conversa!
Depois, apresentaram ao grande grupo:
Buscamos saber mais da identidade individual através da história das férias de cada um, após a professora contar a história "As férias de Miguel e Pedro", cada um compartilhou sobre um momento das suas férias, através da foto que trouxe.
Ainda explorando a
identidade individual, cada criança realizou a tarefa, em casa, de procurar
imagens com cada uma das letras que formam seu nome, depois compartilhou com o
grupo.
Ouvimos a história "A escolinha do Mar" e comparamos as situações
ocorridas na história, com o nosso cotidiano escolar;
Explorando os nomes da turma, afim de proporcionar ainda mais conhecimento do grupo e integração, realizamos um jogo da memória com a foto e o nome de cada aluno da turma.
As crianças amaram!
Nosso período de adaptação foi uma delícia, a construção da nossa identidade de grupo continua, sempre com muita alegria e prazer nas diversas atividades, vamos juntos construir um lindo ano!
Abraços e até a próxima!
Profe Fê!
Nenhum comentário:
Postar um comentário