quinta-feira, 17 de março de 2016

Como começa? Nosso período de adaptação! - 1º ano - Profª Fernanda

E o nosso ano letivo iniciou com essa pergunta: COMO COMEÇA?
Questionamos as crianças a respeito das hipóteses e expectativas para o primeiro ano, a partir da história "Como Começa", como imaginavam que seria, o que gostariam que acontecesse... e as respostas foram as mais diversas!




LEGAL   BRINCANDO   APRENDENDO   DIVERTIDO   MUITO AMOR

E muitas outras respostas que você pode ler nos corações colados na nossa porta. Colamos ali, para que as crianças sejam sempre recebidas pelas suas ideias a cerca deste ano, afinal o ano é construído por nós!


A nova disposição da sala, com mesas individuais é uma das maiores diferenças entre o ensino fundamental e a educação infantil, mas as crianças estão curtindo bastante ter seu próprio espaço!

Continuamos tendo muitas rodas de conversa...


O momento da brincadeira é fundamental neste período de adaptação, as crianças conseguem interagir espontaneamente, buscar os amigos com os mesmos interesses e fortalecer os laços de amizade.





Também nos momentos de parque!









Começar um ano, começar um grupo, é a criação de uma nova identidade, é importante conhecermos cada um na sua individualidade, na identidade pessoal e também criarmos situações onde a identidade do grupo vai se fortalecendo... Nesta atividade que segue, buscamos a através do nome, que faz parte da identidade pessoal de cada um, buscar relações de identificação com outros amigos do grupo.




 Cada criança ganhou uma letra colada nas costas, ninguém sabia a letra que ganhou, todos deveriam andar pelo pátio à procura da letra que inicia o seu nome, ao achar o amigo com a letra, conversar com o mesmo e pedir-lhe sua letra...

A interação é divertida e cheia de alegria!

 Assim que encontraram, colaram sua letra inicial em seu peito e buscaram formar grupos com amigos que iniciavam com a mesma letra!


Olha quanta gente com M!!!


Depois de formados os grupos, em sala, as crianças procuraram, em revistas, imagens de objetos que iniciavam com a letra do seu nome, mais interação, mais troca e conversa!




Depois, apresentaram ao grande grupo:




Buscamos saber mais da identidade individual através da história das férias de cada um, após a professora contar a história "As férias de Miguel e Pedro", cada um compartilhou sobre um momento das suas férias, através da foto que trouxe.




Ainda explorando a identidade individual, cada criança realizou a tarefa, em casa, de procurar imagens com cada uma das letras que formam seu nome, depois compartilhou com o grupo.




Ouvimos a história "A escolinha do Mar" e comparamos as situações ocorridas na história, com o nosso cotidiano escolar;




Explorando os nomes da turma, afim de proporcionar ainda mais conhecimento do grupo e integração, realizamos um jogo da memória com a foto e o nome de cada aluno da turma.
As crianças amaram!




Nosso período de adaptação foi uma delícia, a construção da nossa identidade de grupo continua, sempre com muita alegria e prazer nas diversas atividades, vamos juntos construir um lindo ano!

Abraços e até a próxima!
Profe Fê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário