quinta-feira, 3 de março de 2016

Semear para colher - 1º ano D - Profª Mônica

"Semear carinho é colher amizades.
Semear sorrisos é colher alegria.
Semear conhecimento é colher sabedoria.
Semear amor é colher felicidade."

Neste ano letivo de 2016, o tema Solidariedade está sendo abordado com base na logo acima, onde as mãos expressam a possibilidade de transformação e o coração representa o amor. Com o reconhecimento da necessidade de mudança e o desejo de participação, podemos nos envolver de forma ativa e nos tornarmos agentes desta transformação.

A história "Adivinha quanto eu te amo" serviu de motivação para um momento de reflexão sobre nossos sentimentos e atitudes. Neste livro, um coelhinho e seu pai decidem declarar o amor que sentem um pelo outro. Percebem, em meio a suas brincadeiras, que não é fácil medir este sentimento. O amor, mesmo sendo tão forte, tão verdadeiro, é melhor expresso através de ações.
Os bons sentimentos que temos em nossos corações ficam visíveis através do nosso comportamento, nas nossas atitudes frente a inúmeras situações vivenciadas com nossos amigos, familiares e pessoas que muitas vezes nem conhecemos.
Refletir sobre como garantir uma vida melhor e mais feliz a quem está perto e longe de nós, respeitar a vida de uma forma geral, lembrando dos animais e das plantas, da vida no Planeta, do bem-estar comum... foram alguns pontos sobre os quais as crianças se manifestaram, externando opiniões e formas de resolver algumas situações experienciadas em suas vidas.




Para exercitar o comportamento solidário e expressar o afeto que sente, cada criança recebeu da professora um lápis enfeitado com um coração e o logotipo "É semeando que se colhe". A criança, então, presenteou um amigo da turma com este lápis, acompanhado de uma frase e/ou gesto de carinho: "Gosto muito de você!", "Você é muito bonito!", "É legal brincar com você!", "Você é um grande amigo!", "Gosto quando você faz atividade comigo!"... foram algumas das frases compartilhadas entre as crianças. Abraços, sorrisos e beijos fizeram-se presentes durante esta vivência de maneira muito espontânea, enriquecendo a alegrando este momento.








As boas sementes que já lançamos em nossos caminhos irão germinar e delas colheremos belos frutos neste ano, meus amigos e amigas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário