No dia 18 de abril é comemorado o dia Nacional do Livro Infantil, lembrando que "somos habitados por livros e amigos" Daniel Pennac. Esse autor faz várias reflexões sobre a leitura e a formação do leitor. Nossos alunos que estão em processo de alfabetização e estão formando-se leitores, precisam de estímulo e exemplo. A literatura infantil nos traz um grande suporte para que esse processo seja prazeroso e gratificante. As frases a seguir são do autor citado acima que nos ajudam enquanto adultos (pais e profesores) nos cuidados a serem tomados durante essa formação.
"O verbo ler não suporta o imperativo."
"Gratuito. Era bem assim que ele entendia. Um presente. Um momento fora dos momentos."
"Ele é desde o começo o bom leitor, que continuará a ser, se os adultos que o circundam alimentarem seu entusiasmo em lugar de pôr a prova sua competência, consentirem em perder noites, em lugar de ganhar tempo, se recusarem em tranformar em obrigação aquilo que era prazer."
"Uma leitura bem levada nos salva de tudo, inclusive de nós mesmos."
"Todas a leituras eram como dádivas."
"Uma só condição para se reconciliar com a leitura: não pedir nada em troca. Absolutamente nada."
"O tempo para ler é um tempo roubado. Roubado a quê? Digamos, à obrigação de viver."
"O homem constrói casas porque está vivo, mas escreve livros porque se sabe mortal. E lê porque se sabe só. Essa leitura é para ele uma companhia que não ocupa o lugar de qualquer outra, mas nenhuma outra companhia saberia substituir."
"O professor não é aqui, mais do que uma casamenteira. Quando é chegada a hora, é bom que ele saia de cena na ponta dos pés."
Que o encantamento de ouvir uma história os acompanhe durante a vida!
Beijos das Professoras Juli e Adri.
Nenhum comentário:
Postar um comentário