A Matemática é fundamental em nossas vidas e, se não for trabalhada desde cedo de maneira atraente e divertida, ao mesmo tempo que com seriedade, pode ser motivo de insatisfação e desprazer nos estudos no futuro.
As crianças conseguem desenvolver melhor os conceitos matemáticos se tiverem a oportunidade de construí-los e compreendê-los através do lúdico. As brincadeiras, para o aprendizado da Matemática, devem ser dirigidas e ter finalidades estabelecidas e conhecidas, desenvolvendo nos aprendizes capacidades importantes, como a imaginação, raciocínio, memorização, noção de espaço, percepção e atenção.
Ao professor cabe buscar possibilidades criativas para produzir nos alunos o prazer em aprender. Brincando, as crianças demonstram alegria em aprender. A curiosidade, quando move a brincadeira, concilia a ludicidade com a aprendizagem.
Esta foi a vivência dos alunos do 1º ano D, ao participarem de uma atividade matemática, utilizando-se de dados para estudo dos números.
Os alunos lançavam os dados, observando o número que lhes era mostrado e o registrava. A cada novo lançamento do dado, cada criança escreveu, em folha própria, o novo número apresentado.
A partir dos números registrados, foram construídos cálculos que, por sua vez, foram solucionados com ajuda de palitos.
Acompanhe alguns flashes desta vivência!
Mais uma vez, crianças, vocês deram um show de aprendizado!
Parabéns pela dedicação e vontade de avançar em seus estudos!
Abraço com muito orgulho,
Profe Mônica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário