Sabe aquele elemento com mil e uma utilidades?
Pois assim é o quebra cabeças para o cérebro. Além de ajudar na concentração, desenvolve habilidades espaciais e matemáticas, que serão de grande utilidade na vida adulta. Além de divertido, é versátil porque é possível brincar sozinho, mas também em conjunto, praticando as habilidades de cooperação e comunicação.
SEGUE MATÉRIA DA TERAPEUTA OCUPACIONAL INFANTIL JOHANNA MELO FRANCO, SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO DO QUEBRA CABEÇA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
O jogo de quebra-cabeça desenvolve nas crianças as habilidades motoras, visuais, sociais e cognitivas
No processo de formação educacional e cognitiva de uma criança, percebe-se a importância dos quebra-cabeças no desenvolvimento físico, neurológico, psicomotor, capacidade de concentração, noção espacial, percepção visual e aumento de conhecimento sobre diversos assuntos. Alguns estudiosos afirmam, inclusive, que este brinquedo auxilia também em processos de amadurecimento e resolução de questões de cunho psicológico.
É recomendado o gradual aumento do nível de dificuldade em cada jogo para estimular ainda mais o progresso da criança em todas as áreas anteriormente citadas.
O quebra-cabeças funciona como fonte de informação e enriquecimento para os cérebros de todas idades. Mas é na infância que ele cumpre seu papel de maneira mais eficaz.
Movimentos com os olhos e com as mãos executados ao brincar com quebra-cabeças, poderão facilitar e preparar melhor as crianças para o hábito da leitura.
Algumas características reforçadas com o hábito de se montar quebra-cabeças:
- Desenvolvimento das Habilidades Cognitivas: quebra-cabeças melhoram a capacidade de uma criança em resolver problemas, aumentam o raciocínio e elevam suas habilidades. Este hábito os auxilia a enxergar diferentes pontos de vista sobre determinado assunto ou relação, melhora sua percepção visual, espacial e sua sensibilidade. Dependendo do tema escolhido no quebra-cabeça, pode ensinar-los de maneira contundente números, letras, cores, animais, etc;
Nenhum comentário:
Postar um comentário