O passeio-estudo consiste numa estratégia pedagógica que objetiva ampliar os conhecimentos e aprendizados adquiridos em sala de aula de forma concreta e significativa, ao interligar a teoria à prática. Nesta vivência, os alunos constatam que aquilo que leram e ouviram existe na realidade, dando vida ao que aprenderam no espaço escolar. De forma motivadora, estas visitas ao meio levam os alunos a investigarem, indagarem e pesquisarem. Ao mesmo tempo, estes momentos favorecem a socialização entre o grupo, desenvolvendo a amizade, a união, o respeito e o auxílio mútuo.
A turma do 1º ano D vivenciou um passeio-estudo à Propriedade Família Schroeder, do Projeto Viva Ciranda, Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de Joinville.
A turma do 1º ano D vivenciou um passeio-estudo à Propriedade Família Schroeder, do Projeto Viva Ciranda, Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de Joinville.
E foi assim...
Um passeio repleto de vivências inesquecíveis... surpresas e magias, aprendizados e amizades, risos e alegria... um passeio com os amigos em meio à natureza rodeada por suas plantas, animais, água, ar fresco e...
No vídeo, compartilhamos esta tarde maravilhosa em meio à nossa bela natureza!
É hora de partir! O Tio Luís, nosso motorista, já estava com o ônibus à espera desta turma ansiosa e cheia de vontade para viver uma linda aventura! E, junto da turma, alguns sentimentos ganharam carona para participarem do passeio: a alegria, a amizade, o respeito, o entusiasmo e o companheirismo encontraram lugar neste passeio-estudo...
Chegamos na propriedade! Expectativa total! O Sr. Acácio e a Sra. Salônia (tio e tia, como as crianças os chamaram), proprietários do local, nos aguardavam e nos recepcionaram sorrindo. Após as conversas e apresentações iniciais, chegou o momento de conhecermos e aprendermos com a Família Schroeder.
Quantos animais havia lá! Conhecemos, observamos e aprendemos muito!
No curral, o boi Floquinho e a vaca Amorinha estavam comendo sua ração e as crianças puderam dar-lhes capim para comerem.
Lá estavam também a porca Peppa e o porquinho Pig. Eles comem restos de alimentos crus e cozidos, como aipim e batata-japão; o milho, a cana-de-açúcar e o leite são alimentos também muito apreciados pelos porcos.
O bode Bambi estava perto da parede em meio a muito capim seco pra se deitar. Pertinho, estavam as cabras, que deram um brilho especial à visita ao Curral. As cabras Princesa, Dorinha e Penélope pareciam felizes comendo um capim bem verdinho.
Foi então que as crianças foram convidadas a ordenhar ou tirar leite da cabra Dinha. Para que a cabra Dinha ficasse calma enquanto as crianças tiravam o leite, ela recebia ração e capim. Foi um momento de muitos sentimentos: curiosidade, surpresa, medo, coragem e alegria ao ver o leitinho saindo do ubre da cabra. Aprendemos que as cabras têm dois ubres ou úberes, que são as tetas, como também falamos, enquanto as vacas têm quatro ubres.
Quanto aprendizado!
Perto do galinheiro estavam os coelhos e os porquinhos-da-índia! Que fofos são estes animais! Tinham um pelo tão macio! Comendo vegetais e folhas, ficaram aconchegados nos colos das crianças que desejaram viver esta experiência. Uma mamãe coelha estava cuidando de seus pequenos filhotes de apenas 5 dias. Eram tão pequenininhos! Aprendemos que os filhotes de coelhos mamam, são mamíferos; eles abrem os olhinhos quando completam 9 dias de vida. Ah, olhando no ninho das galinhas, encontramos um ovo ainda morninho.
No espaço livre do galinheiro, quantos animais: galinhas, perus, gansos, galo polonês, galinhas-de-angola, marrecos, mini-marrecos, codornas e pintinhos. Conhecemos o galo Neymar, que recebeu este nome por ter um belo topete na sua cabeça. As crianças jogaram milho e farelo de milho para estas aves que ciscavam e comiam sem parar.
No grande pasto, a égua Galega tinha muito espaço para andar e comer capim. Seu pelo era branco e gostoso de ser tocado e acariciado.
No grande pasto, a égua Galega tinha muito espaço para andar e comer capim. Seu pelo era branco e gostoso de ser tocado e acariciado.
O "tio" e a "tia" da Família Schroeder criam também peixes nos lagos. São as carpas, peixes de água doce. Alimentam-se de ração e de pequenas plantas que crescem no fundo das águas. As crianças receberam ração para alimentarem os peixes. Jogaram a ração na água e esperaram os pequenos animais aparecerem. Eles estavam demorando para vir à superfície do lago e pegar a comida. Foi então que o Sr. Acácio explicou que, no fundo do lago, a água é mais quente que na sua superfície; como é época de inverno, a água na superfície estava muito fria, fazendo os peixes virem mais lentamente buscar a ração.
Na Propriedade Família Schroeder, as plantas são cultivadas com muita dedicação e cuidado. O Sr. Acácio e a Sra. Salônia têm muitos conhecimentos sobre as suas plantações e ensinaram sobre as plantas da sua horta e pomar.
Na horta, as crianças observaram e aprenderam sobre alface, hortelã, cebolinha, brócolis, repolho, acelga, cenoura, beterraba, salsinha e folhas de louro. Algumas plantinhas estavam ainda pequenas e outras já prontas para a colheita. Aprendemos sobre a importância de comermos verduras e legumes para a nossa saúde; a hortelã é boa para problemas de estômago e suas folhas são bem gostosas (algumas crianças mastigaram estas folhinhas); as folhas de louro são usadas como tempero e dão um sabor especial aos alimentos.
No pomar, são cultivadas frutas deliciosas e com muitas vitaminas: abacaxi, araçá, carambola, xinxim, pera, laranja, banana e limão.
No pomar, são cultivadas frutas deliciosas e com muitas vitaminas: abacaxi, araçá, carambola, xinxim, pera, laranja, banana e limão.
No meio desta bela tarde, fizemos uma parada para descansar, comer e beber. Um momento também para compartilhar e trocar ideias, impressões e opiniões sobre o que já havia sido visto, ouvido e aprendido.
Objetivando conhecer um pouco mais o interior da propriedade, o Sr. Acácio levou a turma, em dois grupos, para passear de trator. Andar de trator... que legal! O trator é um meio de transporte muito divertido!
Vimos muitas árvores e plantas, mais parecendo que estávamos entrando numa floresta, como disseram as crianças. Já que havia chovido nos últimos dias, a estrada de terra estava bem molhada, com lama por todo o trajeto. Com a falta do calor do sol, a estrada e as plantas úmidas, a temperatura era mais baixa no meio da mata... sentimos um friozinho gostoso neste passeio.
No meio do passeio na nossa pequena "floresta", uma surpresa! O Sr. Acácio parou o trator pertinho de um grande rio: o Rio Piraí.
Caminhamos à margem do rio, observando seu tamanho e formato, sua água e as pedras que nele havia.
Surgiu uma ideia: provar a água deste rio. Foi então que o Tio Acácio improvisou um "copo" com uma folha de bananeira e nosso novo amigo Valter, neto do Sr. Acácio, ajudou as crianças que assim desejassem, a beberem a água limpa e natural do Rio Piraí. Uma água muito refrescante vindo direto da nossa amada natureza!
Surgiu uma ideia: provar a água deste rio. Foi então que o Tio Acácio improvisou um "copo" com uma folha de bananeira e nosso novo amigo Valter, neto do Sr. Acácio, ajudou as crianças que assim desejassem, a beberem a água limpa e natural do Rio Piraí. Uma água muito refrescante vindo direto da nossa amada natureza!
A natureza nos fornece tantos e tantos alimentos! Uma variedade muito grande de origem animal, mineral e vegetal. Na Propriedade Família Schroeder conhecemos alimentos destas origens, como o leite vindo da cabra, o ovo colocado pela galinha, a água do rio, as frutas e legumes vindos do pomar e da horta. Percebemos como devemos ser gratos à natureza pelos alimentos que dela vêm!
As crianças do 1º ano D foram convidadas a saborearem alguns alimentos: mel, melado, geleias de tangerina, laranja, carambola e muss de banana. Estes produtos são fabricados manualmente nas propriedades rurais próximas, integrantes do Projeto Viva Ciranda. Diversos sabores originaram diferentes reações nas crianças: o doce e o azedo apreciados e percebidos nestes alimentos foram motivos de manifestações e troca de opiniões.
Chegou a hora de relembrar o que aprendemos na nossa visita ao campo. O Sr. Acácio é um ótimo professor! Relembramos e conversamos sobre alguns cuidados e necessidades na criação de animais, no cultivo das plantas e no preparo e uso do solo.
Foi um momento para questionamentos e troca de experiências.
Alguns animais tiveram nossa maior atenção: ganso, marreco, peru, galinha, porco, coelho, cabra e vaca. Falamos sobre a sua alimentação e produtos que eles não dão.
Foi um momento para questionamentos e troca de experiências.
Alguns animais tiveram nossa maior atenção: ganso, marreco, peru, galinha, porco, coelho, cabra e vaca. Falamos sobre a sua alimentação e produtos que eles não dão.
As crianças da turma tiveram a oportunidade de adquirir produtos que saborearam durante a tarde. A Sra. Salônia ofereceu mel, geleias, muss e melado para serem comprados e levados às famílias. Uma experiência realizada com prazer pelas crianças, que saíram felizes com os produtos adquiridos.
Finalzinho da tarde chegando... tantos aprendizados alcançados... inúmeros momentos vivenciados...
Felizes, as crianças aproveitaram para se divertir ainda mais, conversando, rindo, correndo, brincando de bola, pega-pega, futebol, balanço... Uma maneira especial de encerrar a visita neste fascinante espaço rodeado de tanta natureza.
O mundo é uma sala de aula fantástica! Foi isso que os alunos do 1º ano D comprovaram nesta visita, ao manifestarem seus sentimentos no trajeto de volta à escola.
As crianças aguçaram a curiosidade, ficaram atentas, fizeram muitas e muitas perguntas. Utilizaram os seus sentidos: ouviram, tocaram, viram, cheiraram e experimentaram alimentos e vegetais diferentes. Além de conhecerem animais, plantas, manejos e costumes da vida no campo, as crianças desenvolveram o espírito estudantil, pois é por meio do contato atento com a realidade que transformamos a impressão em conhecimento. As meninas e meninos da turma aprenderam muito com a Família Schroeder e, com certeza, esta experiência será por eles lembrada por muito tempo.
Ao Sr. Acácio e Salônia Schroeder, registramos nosso imenso agradecimento pela oportunidade e atenção concedidos.
Foi maravilhoso vivenciar este passeio-estudo
com vocês, queridas crianças!
com vocês, queridas crianças!
Fiquem com o meu abraço com grande orgulho e amizade!
Profe Mônica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário