Precisávamos estudar a classificação dos animais como exótico, doméstico e silvestre e para começar a partir do conhecimento das crianças, pedimos que trouxessem para a escola figuras diversas de animas. Sem explorar as características de cada grupo, apresentamos à turma três caixas, onde estava escrito: EXÓTICO, DOMÉSTICO E SILVESTRE. Conversamos sobre estas palavras e o que achavam que cada uma delas significava. Foram muitas as hipóteses, mas não fechamos nenhum conceito.
Então pedi que escolhessem figuras aleatoriamente e colocassem na caixa do grupo de animais que achavam que aquele animal pertencia. As crianças colocavam a imagem e justificavam suas respostas, através de suas hipóteses...
Então, guardamos as caixas...
Depois foi a vez de descobrir o que realmente significava cada uma destas classificações, nosso material didático foi o recurso utilizado para a construção do conceito. Após elaborado o conceito, realizamos atividades no caderno envolvendo o tema, construção de texto no caderno de Produção Textual para consolidar e realizamos uma brincadeira muito divertida!
Cada criança escolhia um animal para imitar, os demais tentavam adivinhar qual era esse animal e descobrindo-o levantavam a plaquinha, de acordo com o que achavam, se ele era EXÓTICO, DOMÉSTICO OU SILVESTRE!
Ao final dos estudos, retomamos as caixas e verificamos cada uma das imagens dentro delas e a partir do que havíamos estudado, decidíamos se a imagem ficava ou saía...
Desta forma, conseguimos avaliar bem nossas aprendizagens!
Estudar os animais é sempre muito gostoso!
Até a próxima!
Profe Fê
Nenhum comentário:
Postar um comentário