AULA DE ARTES
Alunos dos 1ºs anos
Turmas: A, B,C e D
Professora de Artes: Marcia Morsch
Bidimensional/Tridimensional
O que é um mundo bidimensional?
As duas dimensões são comprimento e largura. Estas em conjunto estabelecem uma superfície plana, sobre a qual podem ser dispostas marcas visíveis planas que não tem profundidade, podem ser figurativas ou abstratas. É uma criação humana. O desenho, a pintura, a impressão, o tingimento ou mesmo a escrita são atividades que levam diretamente a formação do mundo bidimensional.
O mundo Tridimensional
Vivemos, de fato, em um mundo tridimensional. O que vemos à nossa frente não é uma imagem plana, tendo somente comprimento e largura, mas um espaço com profundidade física, a terceira dimensão. Qualquer objeto pequeno, leve e próximo pode ser pego e girado em nossas mãos. Cada movimento do objeto mostra um formato diferente porque a relação o objeto e nossos olhos foi modificada. È na mente humana que o mundo tridimensional ganha o seu significado.
As dimensões primárias são: comprimento, largura e profundidade. E possuí também: cor, textura, ponto, linha, direção, posição, contrastes...
A ORIGEM DA CERÂMICA
A cerâmica — do grego "kéramos" , ou "terra queimada" - é um material de imensa resistência, sendo freqüentemente encontrado em escavações arqueológicas. Assim, a cerâmica vem acompanhando a história do homem, deixando pistas sobre civilizações e culturas que existiram há milhares de anos antes da Era Cristã. Estudiosos confirmam ser, realmente, a cerâmica a mais antiga. Ela nasceu no momento em que o homem começou a utilizar-se do barro endurecido pelo fogo. Desse processo de endurecimento, obtido casualmente, multiplicou-se. A cerâmica passou a substituir a pedra trabalhada, a madeira e mesmo as vasilhas (utensílios domésticos) feitas de frutos como o coco ou a casca de certas cucurbitácias (porongas, cabaças e catutos) .
Com base no conteúdo acima, os alunos elaboraram no primeiro momento um projeto de desenho de cubos para ter uma noção do tridimensional. Realizaram trabalhos com dobraduras em papel, desenhos geométricos e colagens de imagens tiradas das revistas que proporciona ilusão do tridimensional. Posteriormente com a pintura nos vasos de cerâmica tendo a visão da espacialidade do objeto.
Alunos dos 2º s anos
Turmas: A, B,C e D
Professora de Artes: Marcia Morsch
ARTE DO EGITO
A arte egípcia por um lado, é marcada pela escrita avançada e pela religião. Ela foi capaz de determinar o modo de vida, as relações sociais e hierarquias, direcionando todas as formas de representação artística daquele povo.
JOIA EGÍPCIA
A genialidade e a habilidade dos artesãos do Médio Império têm sua máxima nas jóias criadas para as rainhas e as princesas da 12ª dinastia. O requinte e as cores vivas das coroas, colares, pulseiras, tornozeleiras e anéis que adornam essas mulheres estão entre as melhores conquistas da joalheria egípcia. Os joalheiros reais da 12ª dinastia dependiam principalmente de alguns materiais para a confecção de suas criações: Ouro, ametista, lápis- lazúli, cornalina, turquesa, ametista etc.
Cada aluno fez uma releitura referente ao colar do Egito e elaboraram seus trabalhos com sua criatividade usando como suporte prato de papelão, trabalhando com recorte, desenho pintura e colagem com tampinhas de garrafas Pet.
Alunos dos 3ºs anos
Turmas: A, B,C e D
Professora de Artes: Marcia Morsch
RENASCIMENTO
Professora de Artes: Marcia Morsch
RENASCIMENTO
MONOCROMIA
Uma pintura que emprega vários tons de uma mesma cor recebe o nome de monocromia: a arte feita com uma única cor, com variação de tonalidades. É a harmonia obtida através da adição gradativa de branco ou preto a uma única cor primária, secundária ou terciária.
MONO + CROMIA = UMA COR
Observe como se faz uma escala monocromática a partir de uma cor escolhida (primária ou secundária ):
POLICROMIA
É o emprego de várias cores no mesmo trabalho.
Trabalhando com o Artista: Sandro Botticelli
O Nascimento de Vênus
Abaixo, segue alguns exemplos de trabalhos produzidos pelos alunos. Nesta turma foram feitos retratos usando a policromia fazendo uma apropriação apenas do rosto e cabelos da obra: Vênus de Botticelli, onde os alunos produziram graduações de cores. Conversamos como finalizar um trabalho, a questão da figura e o fundo.
Alunos dos 2ºs anos
Turmas: A, B,C e D
Professora de Artes: Marcia Morsch
EGITO - Olho de Hórus
PINTURA EM TELA
Olho de Hórus, também conhecido como udyat, é um símbolo que significa poder e proteção. O Olho de Hórus era um dos amuletos mais importantes no Egito Antigo, e eram usados como representação de força, vigor,segurança e saúde.
Hórus era o Deus egípcio do sol nascente e era representado como falcão. Era a personificação da luz e a tinha como inimigo Seth, o deus da desordem e violência.
Trabalho elaborado em grupo, pintura em tela tendo como referencia o Olho de Hórus um dos símbolos do antigo Egito, que mais chamou atenção dos alunos. Conseguindo assim a liberdade e a criatividade na elaboração de um novo olhar através desse simbolo.
Por detrás dos bastidores das aulas de Artes , onde os materiais e trabalhos são guardados com cuidado e muito carinho.
Parabéns aos alunos que proporcionam vida e emoção na realização dos seus trabalhos de Artes.
A pintura é poesia sem palavras.
Referencias:
https://www.eba.ufmg.br/alunos/kurtnavigator/arteartesanato/origem.html
http://artesatividades.blogspot.com.br/2010/07/bidimensionaltridimensional.html
http://leopoldina-emummundodistante.blogspot.com.br/2009/09/as-joias-do-egito-12-dinastia.html
http://historia-da-arte.info/idade-antiga/arte-egipcia.html
http://artesatividades.blogspot.com.br/2011/04/monocromia-e-policromia.html
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