quinta-feira, 6 de julho de 2017

Arte Contemporânea/Conceitual- Professora Márcia Morsch - 5º ano




ARTE CONCEITUAL

TÍTULO: ACÚMULO
Alunos dos 5°s anos séries iniciais do fundamental I
Turmas:  A, B, D e E 
Professora de Artes: Márcia Morsch
Artista Convidada: Margaret Gilgen 

Trabalho sobre o Artista: LUIZ HENRIQUE SCHWANKE


O artista com obra feita com galões de plástico - seriação 

Apresentação
       Luz, sombra, ironia, seriação, ressignificação, poesia. Luiz Henrique Schwanke (1951-1992) nasceu em Joinville/SC, completou a graduação em Comunicação Social na Universidade Federal do Paraná (Ufpr), escreveu para jornal e trabalhou em agências de publicidade de Curitiba/PR, onde abraçou o teatro como escritor, ator e cenógrafo. Nas artes plásticas – campo de efervescência em 1980/90 –, produziu mais de cinco mil obras, entre desenhos, esculturas, pinturas e instalações; lançando noções de arte pública e contemporaneidade, conectado ao movimento artístico internacional. Nesse período, seu nome entrou para a história da arte brasileira. Ganhou prêmios e conquistou reconhecimento, como a seleção pela Bienal Brasil Século XX, em 1994. Viajou para a Alemanha, Suécia e Rússia, teve trabalhos expostos no Museu de Arte Moderna de Bruxelas (Bélgica). Com a obra “Cubo de Luz – Antinomia”, levada a São Paulo em 1991, afetou o tráfego aéreo – única representação do Estado de Santa Catarina (a projeção é lembrada no livro Bienal 50 Anos). As provocações também surgiam de monumentos de baldes plásticos coloridos, carrancas retratadas em pinturas expressionistas – nuances artísticas, com conceitos híbridos, que visitaram a geometria do Minimalismo, as novas linguagens do Concretismo, a apropriação do Barroco, o resgate da Pop Art. A produção de Schwanke continua viva, objeto de pesquisa de estudiosos de diferentes instituições e lugares.
Metodologia
Foi realizado uma aula explicativa sobre a vida e obra do artista Luiz Henrique Schwank pela professora Márcia Morsch e apresentação da artista convidada Margaret Gilgen, que ajudou na elaboração dos trabalhos. Posteriormente os alunos realizaram uma releitura referente a obra: “Cobra Coral” e  elaboraram uma instalação com fios de nylon, tampinhas de garrafas Pet. Essa proposta de Artes,  tem como objetivo refletir sobre o acumulo de lixo, consumo excessivo da população atual e a importância da reciclagem para o nosso planeta. 

Apresentação da artista: Margareth Gilgen e início dos trabalhos.






















































































"Todos são peças importantes no trabalho em equipe, cada um representa uma pequena parcela do resultado final, quando um falha, todos devem se unir, para sua reconstrução."

Parabenizamos todos os alunos pelo desenvolvimento desse grande trabalho em equipe. 



ARTE CONTEMPORÂNEA

Alunos dos 5°s anos séries iniciais do fundamental I
Turmas:  A, B, D e E 
Professora de Artes: Márcia Morsch
Artista Convidada: Margaret Gilgen 

 Artista: LUIZ HENRIQUE SCHWANKE
Obra: “LINGUARUDOS”


Título referente ao trabalho dos alunos:

A palavra:
“por em equilíbrio”

No conjunto de desenhos e pinturas denominado Linguarudos, produzido na segunda metade dos anos 1980, o artista LUIZ HENRIQUE SCHWANKE apresenta centenas de variações de um mesmo perfil masculino enraivecido, com a língua e dentes à mostra, gritando. Alguns são feitos sobre páginas de jornal ou folhas de livros contábeis. Os traços e as pinceladas são explicitamente gestuais, como se não houvesse intermediação entre o impulso que os gerou e a imagem final.


Metodologia 
Com base nos estudos na vida e obra do artista Luiz Henrique Schwanke, os alunos realizaram uma releitura da obra com o título: “linguarudos”. Juntos trabalharam com a seriação no desenho, pintura e dando outra ressignificação. Assim exploraram os materiais,  levando os alunos a refletirem sobre a  importância da reciclagem e da palavra dita.




Obra - Luiz Henrique Schwanke 
































Agradecimentos 

Agradecemos a Coordenadora Emanuelle Santiago Dalri pela  aprovação do projeto de Artes.  Agradecemos também o Centro de Artes e o grupo da  manutenção do Elias Moreira, que ajudaram na perfuração das tampinhas de garrafas pet.

Um grande abraço,
Profª Márcia



Referencia: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa10270/schwanke

http://www.schwanke.org.br/plataformaeducativa/luiz-henrique-schwanke/



Nenhum comentário:

Postar um comentário