A arte, ou expressão artística, é um dos maiores instrumentos de avaliação que o educador pode contar. Através dela, pode-se avaliar o grau de desenvolvimento mental das crianças, suas predisposições, seus sentimentos, além de estrutura a capacidade criadora, desenvolver o raciocínio, imaginação, percepção e domínio motor. A criança, mesmo antes de aprender a ler e a escrever, reage positivamente aos estímulos artísticos, pois ela é criadora em potencial. Nesta fase, as atividades de artes fornecerão ricas oportunidades para o desenvolvimento das crianças, uma vez que põem ao seu alcance os mais diversos tipos de material para manipulação.
Alunos dos 1ºs anos
Turmas: A, B,C e D
Professora de Artes: Márcia Morsch
Arte/Meio Ambiente

Título: Folhas
Técnica: óleo sobre tela
Frans Krajcberg
Durante a Segunda Guerra Mundial (1938-1945) em 1939, Krajcberg buscou refúgio na União Europeia, onde estudou engenharia e artes na Universidade de Intgrad. Residiu na Alemanha prosseguindo seus estudos na Academia de Belas Artes de Stuttgart. Chegou ao Brasil em 1948, vindo a participar da oitava Bienal de São Paulo, em 1951. Durante a década de 1940 o seu trabalho era abstrato. De 1948 a 1954 viveu entre as cidades de Paris, Ibiza e Rio de Janeiro, onde produziu os seus primeiros trabalhos fruto do contato direto com a natureza. Na década de 1950 morou em uma caverna no Pico da Cata Branca, região de Itabirito, no interior de Minas Gerais. Ali na região, à época, era conhecido como obarbudo das pedras, uma vez que vivia solitário, sem conforto, tomando banho no rio vizinho, enquanto produzia, incessantemente, gravuras e esculturas em pedra.Em 1956, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde dividiu o ateliê com o escultor Franz Weissmann (1911 - 2005). Naturalizou-se brasileiro no ano seguinte. Em 1964, executou as suas primeiras esculturas com madeiras de cedros mortas. Realizou diversas viagens à Amazônia e ao Pantanal Matogrossense, fotografando e documentando os desmatamentos, além de recolher materiais para as suas obras, como raízes e troncos calcinados. Na década de 1970 ganhou projeção internacional com as suas esculturas de madeira calcinada. A sua obra reflete a paisagem brasileira, em particular a floresta amazônica, e a sua constante preocupação com a preservação do meio-ambiente. Atualmente, o artista tem se dedicado à fotografia.
A Escola e o Meio Ambiente

Reaproveitando os Resíduos da Natureza e por meio de colagens de folhas secas, os alunos realizaram uma releitura das obras de Frans Krajcberg.
Alunos dos 2ºs anos
Turmas: A, B,C e D
Professora de Artes: Márcia Morsch
Egito
Artista Gustavo Rosa
Gustavo Rosa (1946-2013) foi um artista plástico brasileiro, conhecido por suas figuras coloridas, alegres, bem humoradas e de apelo popular e comercial.
Gustavo Machado Rosa (1946-2013) nasceu em São Paulo, no dia 20 de dezembro de 1946. Filho de Cecília de Paula Machado Neto com três anos já desenhava compulsivamente. Estudou na Escola Morumbi e no Colégio Paes Leme. Em 1964 ingressou na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), onde frequentou o curso livre de desenho e pintura.
Obra: Artista - Gustavo Rosa

"A sabedoria do Índio esta em preservar a natureza, porque ele sabe que a essência da vida esta nela."
Márcia Morsch.
Alunos dos 3ºs anos
Turmas: A, B,C e D
Professora de Artes: Márcia Morsch
GRAVURA
Em horizonte: o sulco vai receber a tinta e aparece como positivo no trabalho final.
Em relevo: a superfície em alto relevo é que recebe a tinta, e o sulco aparece em negativo (sem a presença da tinta). A gravação da imagem é um processo de incisão (riscar, gravar) sobre determinada superfície ou material que se tornará a matriz da gravura. O resultado de uma ou mais técnicas de impressão, consiste na transferência da “imagem” da matriz para outro tipo de suporte, como papel ou tecido.
PARABÉNS AOS QUERIDOS ALUNOS POR ESSE BELO TRABALHO DE ARTE, DESENVOLVIDO COM TANTO AMOR E DEDICAÇÃO.
PROFª MÁRCIA
fonte: https://www.escritoriodearte.com/artista/frans-krajcberg/
https://www.ebiografia.com/gustavo_rosa/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gravura
http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/importancia_da_arte.html

















































































Nenhum comentário:
Postar um comentário