Voltamos para mostrar uma atividade feita no laboratório de informática.
Em uma aula usamos o Paint para desenhar algo que inicie com cada vogal.
Na outra aula estes desenhos estavam no Power Point. A professora Edna deixou tudo organizado para nós digitarmos o que tínhamos desenhado.
Esta atividade teve como objetivo analisar o nível de escrita que estamos, pois partimos do princípio que as crianças chegam à escola dominando uma série de conhecimentos relacionados à língua. Sendo assim, se torna necessário avaliá-las a fim de determinar estratégias para sua alfabetização. Sabe-se que apesar da criança construir seu próprio conhecimento, no que se refere à alfabetização, cabe ao professor, organizar atividades que favoreçam a reflexão sobre a escrita.
Diagnosticar o que os alunos já conhecem antes de “iniciar” o processo de alfabetização é um preceito básico definido por Emília Ferreiro. De acordo com a teoria, toda criança passa por cinco fases até que esteja alfabetizada:
1- Pré-silábica
2- Intermediário
3- Silábica
4- Silábica alfabética
5- Alfabética
1º ano C
Abraços
1º ano A e C
Nenhum comentário:
Postar um comentário