CRIANÇA: SUJEITO DE DIREITOS
E TAMBÉM DE DEVERES
OBJETIVO
Garantir o direito das crianças, oportunizar o conhecimento sobre seus direitos e deveres, propiciando o questionamento e vivência desses valores, bem como refletir suas atitudes como cidadã.
Atividade realizada em grupo, a partir de uma pesquisa. Os grupos confeccionaram cartazes e em seguida apresentaram os seus trabalhos.
A escola não é apenas um lugar para aprender o conhecimento, mas também um lugar de educação para a vida. No espaço educativo, as crianças e os jovens devem exercer plenamente os seus direitos, no respeito pelos seus deveres. O pleno exercício dos direitos é o resultado de um aumento da autonomia e responsabilização, que se realiza por meio de atividades diversificadas, tais como aprender a respeitar a sua vez de falar, participar com responsabilidade nas tarefas da sala, ser ajudante de turma, etc... .
A melhor concepção de educação é aquela que promove o pleno desenvolvimento da personalidade da criança, para prepará-la para tomar seu lugar na sociedade, como cidadão livre e responsável, exigindo, em contrapartida, uma atitude cívica exemplar, no respeito pelos outros (crianças ou adultos de qualquer condição, cor e religião), pela Escola, pelo Ambiente. A ênfase deve ser colocada, desde o seu nascimento, nas suas capacidades individuais, na sua criatividade e na sua iniciativa.
Com carinho!!!
Profª:Celiana
Nenhum comentário:
Postar um comentário