segunda-feira, 20 de junho de 2016

Construindo Números - 1º ano D - Profª Mônica


O ser humano, desde que nasce, está em contato com o número, a começar pela própria idade, onde uma criança pequena, sem saber quanto é, mostra com os dedos os anos que tem.
Toda criança passa por descobertas. Ela precisa mexer, experimentar, tocar para poder conhecer o novo. Necessita do concreto para poder organizar seus conhecimentos, os quais são adquiridos naturalmente através do contato com outras pessoas, das interações com o grupo de amigos. Ou seja, é uma construção que resulta das ações da criança com o mundo.
O trabalho com a classificação, seriação e quantificação são decorrentes das relações que a criança faz entre os objetos. Estas atividades iniciais auxiliam a criança na construção do número, a relacionar o numeral à quantidade. Através da atividade lúdica, a criança constrói símbolos. Ao lhe serem proporcionadas oportunidades de inventar e construir as relações matemáticas, a criança formula suas hipóteses através de ensaio e erro, para confirmá-las ou contestá-las.

Nas séries iniciais escolares, a criança deve ser estimulada para formar a estrutura mental do número (relacionar a quantidade à escrita do número), de maneira concreta, através de atividades lúdicas - jogos e brincadeiras. Nas brincadeiras, construções e jogos que as crianças fazem trocas, comparações, descobertas e estratégias. Através de jogos, construirão um pensamento produtivo e lógico, bem como terão melhores condições para enfrentarem situações novas e envolver-se com aplicações matemáticas.

A turma do 1º ano D, objetivando a construção do número, experienciou de diversas maneiras os números e as quantidades, utilizando peças, blocos, tampinhas, palitos, brinquedos e outros materiais. 
Após estes experimentos e construções, em pequenos grupos, os alunos da turma construíram diferentes registros dos numerais e quantidades de 0 a 20:

Escrita dos números e numerais
Recortes de formas diversas
Fotos de amigos da turma
Personagens de gibis
Imagens dos dedos das mãos
Desenhos de frutas

Foram aulas de rica aprendizagem, onde o desejo, a concentração, a seriedade, o prazer, o companheirismo e o interesse fizeram-se muito presentes, resultando em ótimos registros, os quais compartilhamos nesta postagem.





























Parabéns, meus lindos e lindas, por estas construções!
Que show de aprendizagem! Estes registros, com resultados tão surpreendentes, mostram a dedicação de vocês e a sua imensa vontade de aprender sempre mais! Vocês são o orgulho de seus pais e professora!

Um beijo com alegria,
Profe Mônica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário