segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Família & Escola: uma parceria significativa! 1º ano D - Profe Mônica


Chegamos ao final do 2º trimestre! Um trimestre vivido de maneira extraordinária pela turma do 1º ano D! Vivências ricas transformaram nossas tardes em aprendizagens para a vida! As crianças construíram um processo de aprendizagem significativo, desenvolveram habilidades e conhecimentos pessoais, ao mesmo tempo em que aprimoraram habilidades sociais por meio do respeito, da escuta e da fala compartilhada. Foi um trimestre em que se pode ver crianças felizes em encontrar e ajudar umas às outras. Ler e escrever passou a ser uma tarefa individual, com estímulo e companheirismo constante. Como é prazeroso compartilhar o conhecimento com as pessoas que nos são queridas!

Na reunião com os pais e familiares para entrega de boletins do 2º trimestre, os alunos do 1º ano D mais uma vez participaram ativamente e com muita alegria. Afinal, eles foram os protagonistas de todo o processo vivenciado no trimestre.



A história "O menino que aprendeu a ver", de Ruth Rocha, foi contada e lida pelas crianças com muito entusiasmo.
Nesta história, a autora expõe de maneira muito atrativa como o mundo é cheio de coisas para se ver: umas que a gente entende, outras que não se pode entender. É a história do menino João, que aprendeu pouco a pouco uma lição. As coisas do mundo a gente precisa aprender e é isso que se descobre quando se aprende a ler...



















A partir da história contada pelos alunos, os pais e alunos refletiram fazendo associação dos aprendizados do Joãozinho com as vivências dos alunos da turma. No processo de alfabetização - leitura e escrita -, as nossas crianças passaram ou estão passando por vivências semelhantes ao Joãozinho da história: a descoberta de que aqueles sinais (que logo depois vão saber que são letras) querem comunicar alguma coisa, a curiosidade, o desejo, a busca pelo conhecimento, as tentativas seguidas de acertos e erros... até o momento em que, decifrando os sinais e as letras, estes começam a fazer sentido, cumprindo sua finalidade de comunicar mensagens.
E, como João, as crianças alegram-se com esta conquista!
Na turma do 1º ano D, no decorrer do ano, os colegas vibram e batem palmas com as conquistas dos colegas. Quando percebem (ou já sabem, porque se conhecem muito bem) que um amigo precisa de ajuda na escrita ou leitura, imediatamente prontificam-se a auxiliar. Uma linda parceria: a presença constante do comprometimento e orgulho como companheiros numa mesma caminhada! A conquista de um aluno é a conquista da turma!
Como na história, durante todo este processo, os acompanhamentos, orientações, incentivos e auxílios dos educadores - pais, avós, familiares, professoras -, são fundamentais e imprescindíveis para que estes passos sejam dados e ocorram com tranquilidade, sem medos ou traumas.
Com esta parceria, todos saem ganhando: as crianças, as famílias e a escola.

Outro momento especial deste encontro foi a motivação e alegria das crianças ao apresentarem e ensinarem aos seus pais a música "Eu sempre sou feliz!".

"Por dentro, fora, no alto, embaixo
Eu sempre sou feliz
No Elias agora estou, cantando alegre eu vou
Por dentro, fora, no alto, embaixo
Eu sempre sou feliz!
No Elias agora estou, e estudar eu vou...
No Elias agora estou, com meus amigos vou..."

As crianças, para surpresa dos pais, encerraram cantando e caminhando em direção dos familiares, com direito a um gostoso abraço de agradecimento e felicidade!








Ao iniciarmos nosso 3º e último trimestre escolar de 2016, desejamos que este possa ser construído com a parceria entre famílias e escola, porque...

Um ótimo trimestre de estudos, aprendizados e
convivências para todos!

Um terno abraço,
Profe Mônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário