segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Par ou ímpar? - 1º ano - Profª Edna



Você já fez a brincadeira de par ou ímpar para ver quem começa um jogo?

Provavelmente já fez muitas vezes, mas talvez não conheça essa forma de classificação dos números, então, vamos ver como funciona…

Número par é aquele que pode ser dividido em duas partes iguais sem sobrar nada, como por exemplo: 4 dividido por dois é igual a 2 e não há resto, então 4 é um número par.

Mas, se na divisão sobrar algum resto, o número é chamado de ímpar, assim, se você divide 5 por dois, sobra 1, então 5 é um número ímpar.

Para identificarmos os números pares e ímpares de forma mais rápida, podemos usar o seguinte critério:

Todos os números terminados em 1, 3, 5, 7, 9 são chamados de ímpares. Todo número ímpar, quando dividido por 2, deixa resto igual a 1.

Todos os números terminados em 0, 2, 4, 6, 8 são chamados de pares. Os números pares, quando divididos por 2, deixam resto 0.

Viu como é fácil???


Jogo do par ou ímpar 


Usado mais como uma forma para definir quem começa a brincadeira, o jogo do par ou ímpar é muito simples. Cada um escolhe se quer o ‘par’ ou o ‘ímpar’. Definido isso, os dois jogadores, um de frente para o outro, lançam, ao mesmo tempo, as mãos para frente com valores de 0 a 5 (indicados com os dedos das mãos). Se a soma for par vence o jogador par, se for ímpar, vence o jogador ímpar. Neste caso, jogamos 5 rodadas valendo 1 ponto cada. Confira as fotos.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário